O Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia busca aprimorar e organizar a gestão estratégica e a governança corporativa do Ministério da Economia em função da junção de quatro diferentes ministérios e da necessidade de alinhar práticas, premissas (diretrizes) e ferramentas.
Programa de Integração: a governança corporativa do Ministério da Economia
Resultante da construção coletiva de servidores e gestores, as bases do programa são:
- cadeia de valor;
- planejamento estratégico institucional, com a definição de marcos de gestão;
- indicadores e iniciativas prioritárias;
- plano plurianual, assim como a implementação de ritos e instrumentos de governança pública.
Gestão integrada
De acordo com informações oficiais, o seu principal objetivo é promover a integração da gestão, por meio de uma governança que propicie a ação harmônica entre as estratégias, processos e projetos, para sedimentar as melhores práticas que contribuam ao alcance dos resultados almejados pelo Ministério da Economia.
Objetivos
Integrar os esforços dos órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia, a partir de direcionadores estratégicos;
Fomentar a ampliação dos níveis de maturidade em gestão dos diferentes órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia;
Convergir estruturas de governança, tanto internamente, como em relação ao centro de governo;
Facilitar e alinhar o processo decisório – baseado em evidências;
Monitorar e comunicar resultados institucionais;
Promover a construção de habilidades institucionais em planejamento, estratégia e governança;
Estruturar um cardápio metodológico em governança e gestão, que respeite as especificidades e necessidades da organização;
Favorecer o espraiamento de boas práticas.
Premissas e significados:
Participação dos representantes dos órgãos do Ministério nos processos de discussão, elaboração e aprovação das diversas temáticas e linhas de atuação do Programa.
Transparência das ações e feedback
Acessibilidade das informações do processo de gestão para o público interno, parceiros institucionais e sociedade e para retroalimentação dos processos decisórios.
Padronização de conceitos para facilitar a comunicação
Elaboração e manutenção de um glossário, a fim de reduzir assimetrias técnicas, uniformizar a linguagem e facilitar a troca de experiências e disseminação de conhecimentos entre pessoas, equipes e órgãos.
Disseminação de melhores práticas de gestão
Coleta, organização e socialização das melhores práticas de gestão.
Foco em resultados
Desenho e implementação de estratégia para geração de valor público, considerando a definição de mecanismos que permitam seu monitoramento e avaliação.
Alinhamento com a cultura organizacional
Consideração dos elementos de cultura organizacional na formulação e gestão das estratégias, assim como engajamento das lideranças nos processos de gestão, de acordo com informações do Ministério da Economia.