Professor se disponibiliza para ajudar alunos a se prepararem para Enem

O objetivo também é ajudar pessoas sem computador, pois fica disponível nas redes sociais e pelo WhatsApp, facilitando a acessibilidade de quem só tem celular, por exemplo

Pensando em jovens com dificuldades para manter os estudos e que farão neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um professor de matemática da rede pública de ensino de Ceilândia, no Distrito Federal, resolveu utilizar a tecnologia para esclarecer dúvidas sobre a disciplina e o exame aos estudantes.

Genildo Alves Marinho, 49 anos, é professor da rede pública e da rede particular de ensino. Ele dá aulas no Centro Educacional (CED) 11 de Ceilândia e no Centro Educacional Leonardo da Vinci. O professor acredita que seria injusto de sua parte não abrir esse canal para ajudar estudantes, especialmente os da rede pública que, muitas vezes, se veem prejudicados.

O objetivo também é ajudar pessoas sem computador, pois fica disponível nas redes sociais e pelo WhatsApp, facilitando a acessibilidade de quem só tem celular, por exemplo.

“A maior dificuldade é a falta de acesso do aluno as tecnologias, até mesmo básica. A falta de internet ou um acesso limitado prejudica bastante, e isso atrapalha bastante uma parcela muito grande de alunos”, reflete.

“Uso Whatsapp para tirar dúvidas, dar dicas e explicações aos alunos, em conversas privadas e em grupos. Também deixo o e-mail à disposição. Temos que usar os atalhos para facilitar o acesso do aluno ao conteúdo”, relata o docente.

O projeto ainda está no início; então, não há um grande número de pedidos de ajuda até o momento, mas ele já tirou dúvidas de estudantes e explicou conteúdos pelo WhatsApp, pelo Facebook e por outras redes sociais. Genildo planeja também formar turmas para dar aulas remotamente. Vai depender da demanda de estudantes que entrarem em contato.

Genildo já tem familiaridade com o ensino remoto, pois dá aulas em formato EaD para alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Para aproveitar melhor esse material, ele pretende adaptá-las e disponibilizá-las para estudantes da rede público interessados. Ele já tem um canal no YouTube aberto a qualquer interessado com algumas aulas.

*Com informações do Correio Braziliense

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.