Produtos caseiros para desentupir ralo: conheça 4 opções

Saiba de quatro receitas que deixará o ralo completamente desentupido

Você conhece os melhores produtos caseiros para desentupir ralo? Afinal, os ralos entupidos podem ser um verdadeiro problema. No entanto, com algumas receitas caseiras, é possível desentupi-los de forma rápida e fácil.

E melhor, sem precisar de muito trabalho, além disso, gastando pouco dinheiro! Então, se ficou interessado, não deixe de ler até o final e conheça 4 opções incríveis!

Desentupir ralo é uma medida desagradável, porém necessária

Apesar de ser bastante desagradável e até nojento, retirar os cabelos do ralo periodicamente é uma medida de extrema importância para evitar entupimentos. Na verdade, essa é uma tarefa bastante simples.

Então, comece retirando a tampa de seu ralo, desparafusando suas laterais. Em seguida, é só retirar os cabelos, utilizando uma ferramenta comprida e pontuda. Dessa forma, o ideal é fazer uma espécie de gancho, utilizando um pedaço de arame.

Após retirar todos os cabelos e resíduos de dentro de seu ralo, é só finalizar, lavar bem o local com água e sabão, esfregando com uma escova. Por fim, se julgar necessário, utilize também um pouco de água sanitária, para desinfetar seu ralo.

Você também pode gostar:

Depois é só recolocar a tampa e os parafusos e pronto! No entanto, não se esqueça de sempre utilizar luvas para realizar a tarefa, para evitar se contaminar com germes presentes no ralo. Portanto, sempre lave bem a mão e todas as ferramentas utilizadas para evitar a proliferação de bactérias.

Aliás, essa medida serve para evitar entupimentos maiores. Por isso, deve ser feita pelo menos 1 vez por mês, tanto em casas quanto em apartamentos.

Ademais, separamos 4 receitas simples com produtos caseiros desentupirr ralo de forma fácil e mais barata. Acompanhe.

Sal, vinagre e água quente

O sal possui ação desidratante, o que facilita o escoamento dos resíduos que estão entupindo seu ralo. E para utilizá-lo, é muito simples.

Basta colocar 1 colher de sopa de sal de cozinha diretamente no ralo. Em seguida, despeje 100 ml de vinagre, que pode ser qualquer um que você tiver em sua casa.

Após isso, basta despejar cerca de 300 ml de água fervendo, com bastante cuidado no buraco do ralo. Por fim, tampe com um pano úmido por 15 minutos para criar uma certa pressão no encanamento e pronto, depois desse tempo, seu ralo já estará desentupido!

Sabão em pó

O sabão em pó é um excelente desentupidor. Além disso, ainda remove o cheiro desagradável de seu banheiro, pia ou qualquer tipo de encanamento.

Para fazer a receita, é só acrescentar uma xícara bem cheia de sabão em pó diretamente em seu ralo. Em seguida, despeje 1 litro de água, que deve estar bem quente. Por fim, ponha uma xícara de vinagre de álcool por cima do sabão.

Deixe agir por 5 minutos e depois coloque mais 1 litro de água fria no ralo. Desse modo, já deverá ser possível enxergar a água descendo depois disso.

Faça essa receita ao menos uma vez por mês para evitar que o rala entupa completamente. Além disso, ele é perfeito também para remover maus odores. Consequentemente, elimina a possibilidade de proliferação de bactérias e microrganismos em seu encanamento.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio

A dupla imbatível do vinagre branco e bicarbonato de sódio também é útil na hora de desentupir qualquer tipo de ralo ou encanamento na sua casa.

Dessa forma, a sua ação efervescente é excelente para fazer com que os resíduos escoem facilmente pelo cano. Para isso, basta despejar um copo americano de bicarbonato diretamente no ralo. Em seguida, adicione meio copo da mesma medida de vinagre branco.

Finalize com água quente e pronto. Você verá uma certa efervescência, indicando a ação dos produtos. Consequentemente, seu ralo ficará desentupido em questão de minutos.

Soda cáustica

Apesar de não ser um produto de limpeza costumeiro, a soda também pode ser utilizada para desentupir ralos. Assim como, para a limpeza de caixas de gordura.

A sua ação corrosiva derrete qualquer resíduo, de origem orgânica, como restos de comida ou cabelos, que possam estar entupindo seu ralo. Então, para utilizá-la, basta colocar uma colher de soda em seu ralo, e despejar um litro de água morna por cima. Assim, seu ralo já ficará livre no mesmo instante.

Mas lembre-se, a soda cáustica pode causar sérias lesões caso entre em contato com sua pele ou olhos. Por isso, a atenção ao manusear o produto deve ser redobrada para evitar acidentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.