Aprenda como limpar ralos do box

Confira as nossas dicas incríveis para manter os seus ralos desentupidos

Vamos falar a verdade: tem coisas que preferimos não fazer, mas sabemos que não tem jeito de deixar para lá, não é mesmo? Então, vamos nos encher de coragem e aprender como limpar ralos do box do banheiro. Confira as nossas dicas incríveis para resolver de vez esse problema!

Saiba como limpar ralos do box

Afinal, como limpar ralos do box do banheiro? Alguns ambientes de nossa casa precisam de uma atenção redobrada para que não causem problemas maiores. 

Um desses ambientes é o banheiro, pois, por ser geralmente um local úmido, pequeno e pouco ventilado, é bem propício para a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, é um local onde microrganismos presentes nas fezes humanas podem se espalhar pelo ambiente.

Sim, não é um cenário agradável, mas saiba que a limpeza e higienização do banheiro, quando feitas corretamente, reduz muito qualquer risco para sua saúde e de sua família.

Detalhes que fazem diferença na faxina do banheiro

É muito comum que, mesmo em casas com um bom cronograma de limpeza de banheiros, alguns detalhes importantes fiquem esquecidos. Dessa forma, um deles é a limpeza dos ralos existentes dentro e fora do box.

Mas é necessário ter sempre em mente que a limpeza correta dos ralos evita o entupimento, elimina o mau cheiro e impede o aparecimento de moscas e outros insetos.

Qual a importância de limpar os ralos?

No ato do banho, é normal que saia gordura do nosso corpo. Por isso, o vidro do box fica com aquela aparência engordurada, então precisamos lavar sempre. Entretanto, além da gordura corporal no banho, nós também eliminamos resíduos de pele, pelos e cabelos. Dessa forma, esses resíduos vão direto para o ralo.

Além desses resíduos, os canos do ralo também ficam com acúmulo de limo e, por isso, não há outra saída a não ser limpar o local.

Procedimentos para limpar o ralo do box

Confira, agora, um passo a passo importante do procedimento que você deve adotar para limpar o ralo do box

Para iniciar, use proteção

Coloque luvas, de preferência descartáveis, que serão usadas apenas no ralo. No momento de retirar a sujeira, tenha sacos de lixo em mãos e use máscara descartável.

Retire a tampa do ralo

Se precisar, use uma chave de fenda para desparafusar a tampa do ralo. Afinal, algumas tampas de ralo são presas com parafusos e será preciso remover com cuidado. Depois de remover a tampa, retire (com luvas) as crostas de sujeira e coloque em sacolas plásticas.

Deixe a sujeira impregnada amolecer

Depois de retirar o excesso de sujeira, jogue água sanitária no local. Geralmente, a solução de um copo de alvejante com um copo de água dá conta deste recado.

Deixe a solução agir por 30 minutos. Em seguida, quando passar esse tempo, ligue o chuveiro e deixe a água corrente por aproximadamente 5 minutos.

Vinagre de álcool, suco de limão e bicarbonato de sódio

Caso não queira usar a água sanitária, você pode substituir este produto por uma solução de vinagre de álcool, limão e bicarbonato de sódio. Use 1 copo de vinagre, misture com o suco de um limão e jogue 10 colheres de sopa no ralo. Em seguida, jogue o vinagre misturado com limão e deixe agir.

Esfregue o ralo

A sujeira pesada já foi retirada, o ralo já ficou de molho e agora é hora de esfregar. Neste momento, é preciso ter uma escova de cabo longo, igual a que se usa no vaso sanitário. Mas atenção! Não use a mesma! Então, jogue sabão líquido ou detergente neutro no ralo e esfregue bem, de forma que retire todo o limo.

Então, enxague e verifique se todo o limo foi eliminado. Dessa forma, se não estiver limpo, repita a operação até ter um bom resultado. Finalize enxaguando e verificando se o ralo realmente está limpo.

Neste momento, também lave a parte interna da tampa do ralo e, em seguida, lustre a parte externa.

Lustrar a tampa do ralo

Lustrar a tampa do ralo - Reprodução Canva
Lustrar a tampa do ralo – Reprodução Canva

Agora, lustre a tampa do ralo ou coloque em uma solução com água sanitária. Se a tampa do ralo for de metal como geralmente são, use saponáceo líquido com um pano úmido para lustrar. Dessa forma, faça este procedimento nos dois lados da tampa. Porém, se for de plástico, coloque de molho em água sanitária por 15 minutos, enxágue e recoloque no lugar.

Uma dica para evitar entupimento

Para evitar o entupimento do ralo, adquira o hábito de jogar um punhado de sal e água quente no ralo, pelo menos uma vez por semana. Não é a água quente do chuveiro, mas a água realmente fervida, bem quente para dissolver as sujeiras internas.

Entretanto, se o ralo entupir, experimente retirar a tampa e, com luvas, remova a sujeira mais grossa. Em seguida, coloque desinfetante e detergente, deixando agir por 15 minutos. Ao fim desse tempo, jogue água quente, pois isso poderá evitar a visita de um profissional para desentupir.

Pronto, seu ralo ficará perfeito!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.