Produtividade: 3 Leis para seguir e 3 mitos para evitar

A produtividade é a habilidade de executar o máximo de tarefas possível com o mínimo de recursos necessários. Mas você sabia que existem fatores que diminuem ou aumentam a sua produção? 

A partir de agora, você entenderá quais são os mitos da produtividade para evitar e quais as leis para seguir, além de conhecer algumas dicas para melhorar a sua performance.

Mitos da produtividade para evitar

Na vida cotidiana, muitas crenças comuns, quando colocadas em prática, provam-se ineficazes. Com a produtividade não é diferente. A falta de tempo, as multitarefas e a motivação são alguns mitos que você deve evitar.

Falta de tempo

O primeiro mito da produtividade é uma frase bem comum de encontrar: “Eu não tenho tempo”. Na verdade, tudo é uma questão de prioridade.

Já parou para pensar que os donos de grandes empresas, como Elon Musk, Bill Gates e Luiza Helena Trajano, têm as mesmas 24 horas do dia que todas as pessoas?

A prioridade que nós damos a determinadas tarefas do dia monta a nossa agenda. Então, não é por falta de tempo que as pessoas não praticam atividades físicas, por exemplo, e sim porque elas ainda não priorizaram a sua saúde. 

Multitarefas

Pode parecer que não, mas ser uma pessoa multitarefas pode estar atrapalhando a sua produtividade. Acumular muitas obrigações ao mesmo tempo e ficar trocando entre elas é prejudicial para a sua concentração, porque sempre fica um resíduo de atenção na anterior. 

O ideal é sempre focar em uma tarefa de cada vez e, para isso, você pode procurar o seu estado de fluxo. Esse conceito foi identificado pela primeira vez em 1975 e popularizado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

O estado de fluxo é aquele momento em que você está trabalhando em algo desafiador, desconecta-se do mundo exterior e fica tão imerso no que está fazendo que o tempo parece sumir.

Motivação

Outro ponto que é muito comum encontrar as pessoas reclamando é da motivação. Normalmente, elas estão desmotivadas para fazer exercícios físicos, para estudar, para trabalhar, entre outros assuntos.

Na verdade, o estímulo é apenas um sentimento que aparece entre o pensamento e a ação. O que você precisa é ter disciplina, porque o que atrai a motivação é o sucesso, e o sucesso atrai a motivação.

É necessário gerar esse loop na sua rotina e, para isso, crie competições curtas, nas quais você é seu próprio oponente. 

Outra dica é deixar o resultado do esforço bem visível. Coloque na parede da casa, ou na tela do computador, o objetivo que você quer alcançar e olhe para ele diariamente. Inspire-se em pessoas que já chegaram onde você almeja. 

Leis da produtividade para seguir

Depois de conhecer os mitos da produtividade que você precisa evitar, agora você saberá quais são as leis para seguir. 

Lei de Parkinson

O conceito da lei de Parkinson foi formulado por Cyril Parkinson, em 1955, e publicado na revista The Economist. Ele consiste em dizer que quanto mais tempo livre o trabalhador dispuser, mais ele irá desperdiçá-lo.

Mas o que essa explicação quis dizer? Tarefas individuais com datas limite raramente terminam antes, pois as pessoas tendem a expandir o trabalho para que ele ocupe todo o tempo a fim de terminá-lo próximo à data de entrega.

Para exemplificar, digamos que você reservou uma hora do seu dia para almoçar, então é isso que você fará. Agora, se você programar três horas para fazer a mesma tarefa, é muito provável que você utilize todo esse tempo para concluir o que faria em apenas uma hora. 

Então, para que você não acabe procrastinando nas tarefas, procure reduzir os prazos dos seus projetos. Isso vai incentivar uma maior eficiência e, consequentemente, você conseguirá se tornar mais produtivo em menos tempo.

Princípio de Pareto

O princípio de Pareto, mais conhecido como regra 80/20, é uma lei da produtividade que diz que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas, para muitos eventos. 

Esse princípio leva o nome de Vilfredo Pareto que mostrou essa conexão em seu primeiro artigo, intitulado “Cours d’économie politique”, publicado enquanto estava na Universidade de Lausanne em 1892.

Uma analogia que explica muito bem esse conceito é a de uma prova. Imagine que você fará uma avaliação e 80% das questões são sobre uma matéria macro e o resto são detalhes micro. Se você se esforçar para entender o macro, terá garantido 80% da prova.

O ponto-chave do princípio de Pareto para ser mais produtivo é entender quais são os seus hábitos (20%) que gerarão os resultados mais significativos na sua vida (80%). 

Primeira Lei de Newton

Nesse momento, você deve estar se perguntando o que uma lei de física tem a ver com produtividade. Bem, são duas coisas que estão completamente interligadas.

Segundo o site Educa+ Brasil, a primeira lei de Newton afirma que se um objeto está parado, ele permanecerá parado, e se um corpo está em movimento uniforme em linha reta, ele tende a continuar em deslocamento constante até que uma força externa o interrompa.

Toda essa explicação tem a ver com a procrastinação. Quanto mais tempo você ficar postergando alguma tarefa, mais você o fará até decidir parar. Então, você pode usar as seguintes dicas:

  • regra dos 2 minutos – se uma tarefa levará apenas 2 minutos para ser concluída, não deixe para depois, faça-a agora;
  • regra dos 5 minutos – se você precisa fazer algo que realmente não queira, defina um temporizador para 5 minutos e aceite a tarefa. Ao fim, você pode desistir sem culpa. A sensação de recompensa por ter concluído algo dentro desse período pode te estimular a continuar, como ler um livro ou limpar o banheiro; 
  • diminua a fricção – se você estiver com dificuldade de estudar, por exemplo, deixe todo o material próximo e ajustado, porque quando você sentar para estudar, tudo já estará organizado. Quanto menos obstáculos tiver no caminho, mais fácil ele será.

Curtiu o assunto? Deixe aqui seu comentário e aproveite para conferir mais dicas sobre produtividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.