Os problemas emocionais no trabalho podem impactar diretamente no seu rendimento e nos seus resultados. Afinal, quando não estamos com as nossas emoções bem gerenciadas, a tendência é que elas acabem tomando “conta” das nossas ações e atitudes.
Por isso, a melhor maneira de ter um dia a dia mais saudável no trabalho é se atentando para a sua saúde mental e o seu autoconhecimento. A seguir, daremos mais detalhes sobre o tema.
Quais são os principais problemas emocionais no trabalho e como lidar com eles?
Antes de qualquer coisa, é preciso saber analisar e constatar quais são as emoções e sensações que aparecem durante a execução do seu trabalho. Assim, você poderá reconhecer quais são os momentos em que elas acontecem, por que, e quais as melhores formas de lidar com cada uma delas.
Abaixo listamos os principais problemas emocionais no trabalho para lhe ajudar nessa reflexão:
- Raiva: A raiva pode surgir causando uma sensação de perda de controle e de injustiça, fazendo com que você tome atitudes que pode se arrepender mais tarde (como por exemplo, sair do emprego de uma hora para outra). Sendo assim, é necessário reconhecer a causa raiz do problema, a fim de analisar a mola propulsora da raiva. Quando você encontrar a causa, afaste-se do que está lhe mantendo irritado, pois assim você conseguirá diminuir o índice de estresse naquele momento.
- Medo: O medo pode estar mais envolvido com aquele receio de perder o emprego ou não atingir as expectativas da equipe e do chefe. Para lidar com ele, é preciso compreender que o medo nada mais é do que a falta de habilidade sobre algo. Assim, quanto mais você praticar alguma coisa, maiores serão as chances de você se sentir mais seguro.
- Tristeza: A tristeza pode ser multifacetada no ambiente de trabalho. Ela pode aparecer por conta da falta de reconhecimento; insuficiência nos resultados; baixa autoestima; insatisfação com a carreira; entre outros fatores. É preciso saber escutar a causa raiz da sua tristeza para trabalhar diretamente com ela, seja aumentando a autoestima, ou fazendo um novo planejamento de carreira, por exemplo.
- Sentimento de inveja: Sentir inveja e se comparar com o colega de trabalho pode ser muito perigoso. Afinal, as chances de as métricas comparativas não possuírem equidade são muito grandes. Sendo assim, pare de se comparar com os outros e comece a focar nos seus objetivos profissionais, deixando de lado a história do colega. Preste atenção em cada etapa e tarefa que você conclui, e saiba observar as suas vitórias para comemorá-las.
Outras formas de lidar com os problemas emocionais no trabalho
Além de se atentar para cada um dos problemas emocionais no trabalho, lembre-se também de analisar a sua vida pessoal. Muitas vezes, a tristeza e a insatisfação com o trabalho tem mais relação com a forma como você se sente realizado dentro da sua família, e não no trabalho em si.
Portanto, saiba analisar de maneira equilibrada a relação entre vida pessoal e profissional e, caso sinta-se muito desamparado, não hesite na hora de buscar ajuda com a psicoterapia. Cuide-se e cuide da sua saúde mental.