Principais Perguntas Feitas na Entrevista de Emprego

Perguntas feitas durante uma entrevista de emprego 

Muitas perguntas são feitas durante uma entrevista de emprego, por isso, trouxemos algumas das principais perguntas para que possa direcionar suas respostas e aumentar suas chances de sucesso.

 No entanto, é importante ressaltar que a ideia não é que tenha alguma resposta pronta e decorada, e sim que possa direcionar e se preparar para que não fique aquém do potencial de sua trajetória profissional. 

Fale um pouco sobre você

Para falar sobre si mesmo é importante que foque em algumas realizações e experiências que demonstrem suas qualidades.

Assim fica mais fácil responder essa questão na entrevista de emprego. Contextualizar um fato é melhor do que falar sobre o que gosta ou que não gosta de fazer nas horas vagas, por exemplo. 

O que chamou a sua atenção nessa vaga?

Essa pergunta está presente na entrevista com o intuito de  entender o que você sabe sobre a empresa. Então você pode pesquisar sobre a missão, visão e valores da organização, e de uma forma contextualizada, pode dizer que se identifica com a missão porque corresponde aos seus objetivos de carreira, por exemplo.

 Por que eu devo te contratar? A mais temida pergunta em uma entrevista de emprego

Essa resposta requer assertividade e direcionamento. Por isso, esse é o momento de dizer que você é apto para o cargo por conta de sua capacidade de produzir bons resultados, sua identificação com a história da empresa, dentre outros aspectos.

 Cite seus pontos fortes

Esse é o momento de você ressaltar seus pontos fortes relevantes para a vaga. Sendo assim, não foque no que o recrutador deseja ouvir. Pense nas suas habilidades pessoais para que possa responder de forma realista. 

Por exemplo, você pode citar que possui facilidade de se comunicar e isso ajuda nessa vaga, pois essa é uma necessidade. Sendo assim, esse é o momento de focar em coisas boas e direcioná-las para a posição em aberto.

 Quais são os seus pontos fracos?

O objetivo dessa pergunta em uma entrevista de emprego é muito simples e não é que você se autodeprecie. O objetivo é avaliar o quanto você se conhece.

Por isso, é importante que cite algo que tem como um ponto a melhorar, porém, sempre deve apresentar uma solução. Por exemplo, me considero uma pessoa tímida, porém, pretendo estudar teatro para desenvolver esse lado. Sendo assim, apresente um ponto fraco e uma solução.

Cite uma realização

 Conte uma história de forma sucinta, sendo assim, relate uma situação, o que poderia ter sido feito para resolvê-la, e conte como você resolveu.

Veja nosso artigo sobre metodologia Star e direcione suas respostas. Dessa forma, aumenta sua assertividade e chance de sucesso em uma entrevista de emprego, independentemente se ela ocorrer de forma presencial ou online. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.