Principais informações sobre a Era Vargas: confira!

Descubra quais são elas

Principais informações sobre a Era Vargas: resumo para ENEM e vestibulares

O longo período em que Getúlio Vargas esteve no governo do país ficou conhecido como “Era Vargas”.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com as principais informações sobre a Era Vargas. Confira!

Era Vargas: divisão do período

A Era Vargas é um período muito longo: a sua duração é de quinze anos. Vargas chegou ao poder depois da Revolução de 1930 e o seu governo acabou no ano de 1945. Posteriormente, ele voltaria ao poder em 1951.

Você deve saber que a Era Vargas é dividida em três períodos:

  • Governo provisório (1930 – 1934)
  • Governo Constitucional (1934 -1937)
  • Estado Novo (1937-1945)

Durante a primeira fase, o Governo Provisório, Getúlio usou o seu poder politico para adiar pelo maior tempo possível a criação de uma nova constituição para o Brasil. Porém, Os paulistas se revoltaram contra a demora na entrega de uma nova Constituição e promoveram a Revolução de 1932 na qual foram derrotados pelas forças do governo. Mesmo com a derrota, uma nova constituição foi promulgada em 1934.

A segunda fase da Era Vargas é conhecida como “Governo Constitucional”. Em 1937, Vargas articulou um golpe e estabeleceu um regime ditatorial.

O Estado Novo aconteceu entre os anos de 1937 e 1945 e foi marcado por um governo ditatorial.

Era Vargas: a propaganda

Getúlio optou por se aproximar da população ao longo de seus anos de governo, objetivando aumentar a sua popularidade entre as massas.

Levando isso em consideração, devemos ter em mente que a propaganda foi extremamente importante para a Era Vargas. Getúlio criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável por transmitir uma imagem positiva do governo para o povo.

Era Vargas: o populismo

Getúlio foi, sobretudo, um líder populista. Dentre as principais características que fazem com que Vargas seja considerado um populista, podemos citar: uso do carisma e da propaganda, relacionamento com as massas e sistema partidário fraco ao longo do governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.