Principais autores da literatura brasileira: um resumo

Você sabe quais são eles?

Principais autores da literatura brasileira: confira!

Muitos vestibulares, além da prova do ENEM, abordam autores importantes da literatura brasileira em suas provas de português.

Porém, quando os exames não possuem uma lista de leituras obrigatórias, os candidatos acabam ficando sem saber quais serão os possíveis autores que vão aparecer na prova. Assim, para que você possa direcionar os seus estudos e garantir um alto desempenho, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais autores da literatura brasileira e que, consequentemente, são os mais cobrados na prova do ENEM, nos concursos e nos vestibulares.

Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

José de Alencar (1829-1877): Alencar foi um político e escritor. O autor é, até os dias de hoje, considerado o precursor do estilo romântico no Brasil. Dentre as suas obras mais famosas e mais abordadas pelos exames, podemos citar:  Iracema, Senhora, Lucíola e O Guarani.

Machado de Assis (1839-1908): Joaquim Maria Machado de Assis é considerado o maior nome da literatura brasileira. Machado de Assis foi o responsável  por trazer o realismo à produção literária do Brasil, que teve como marco inicial sua obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Outras obras importantes do autor são: Quincas Borba e Dom Casmurro.

Monteiro Lobato (1882-1948): José Bento Renato Monteiro Lobato, escritor que se notabilizou por ter realizado importantes traduções e ser o primeiro autor brasileiro a escrever livros para crianças, possui como principais obras: Reinações de Narizinho e Sítio do Pica Pau Amarelo.

Graciliano Ramos (1892-1953): Graciliano Ramos de Oliveira, jornalista, escritor, contista, político e memorialista, possuiu como maior obra Vidas Secas, que retrata a vida de uma família que vive em condições precárias no Nordeste brasileiro.

Cecília Meireles (1901-1964): Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, escritora e poeta. Meireles é considerada a escritora de maior destaque do Brasil durante a segunda fase do modernismo brasileiro. Romanceiro da Inconfidência é obra dessa autora que é mais cobrada nos exames.

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): formado em Farmácia pela Escola de Odontologia e farmácia de Belo Horizonte, Drummond encontrou na poesia o seu melhor caminho. Seu primeiro livro de prosa foi Confissões de Minas e o grande marco em sua carreira foi A Rosa do Povo, obra em que o autor apresenta uma reflexão sobre a condição humana.

Mario Quintana (1906-1994): Mário de Miranda Quintana foi um jornalista, poeta e tradutor. Quintana foi um escritor modernista e é, até os dias de hoje, considerado um dos maiores poetas do século XX.

Clarice Lispector (1920-1977): Chaya Pinkhasovna Lispector nasceu na Ucrânia e chegou ao Brasil ainda pequena, em 1922. Clarice foi jornalista, escritora e autora de romances, contos e ensaios. Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.