Primeiro emprego: saiba como estruturar um currículo para entrar no mercado

Estruture um currículo para entrar no mercado de trabalho

A estruturação do currículo profissional pode ser um fator de muitas dúvidas para muitas pessoas, inclusive, quando se trata do primeiro emprego. Por isso, é muito importante que considere estruturar o seu perfil de maneira ativa, ainda que não tenha experiência de mercado.

Saiba como estruturar um currículo para buscar pelo primeiro emprego

Primeiramente, é válido ressaltar que não existe um padrão quanto à estrutura de um currículoEntretanto, é importante que algumas informações não faltem, ao passo que outras informações não devem sobrar durante essa elaboração.

Informações

O currículo deve conter informações relevantes quanto  aos seus dados pessoais e de contato, bem como, objetivo, formação acadêmica, qualificações, experiência profissional, se for o caso, habilidades e idiomas. Em suma, essa é a base estrutural de um currículo profissional.

Os excessos devem ser evitados em todos os campos do seu currículo. Por isso, direcione suas competências e habilidades para a vaga na qual está se candidatando.

Contudo, se o profissional experiente já possui dúvidas sobre o currículo, o inexperiente possui mais dificuldades sobre a melhor maneira de se colocar disponível no mercado. É importante que tenha definido a função que pretende alcançar, bem como, os aprendizados que deseja obter com essa experiência.

Embora não tenha uma experiência para destacar, ter clareza sobre o  seu objetivo é um ponto muito importante para o primeiro emprego. É possível informar no currículo para um primeiro emprego que busca uma oportunidade para obter experiência na área de atendimento ao cliente, por exemplo.

Além disso, é possível destacar o seu interesse pela vaga explicando motivos, como sua facilidade de se comunicar e de resolver situações difíceis. Existem muitas plataformas que disponibilizam modelos prontos de currículos que podem ser adaptados, dessa forma, utilizá-las pode ser importante na busca do primeiro emprego.

Currículo online

O direcionamento do seu currículo é tão importante quanto sua elaboração. Principalmente, quando se busca a primeira oportunidade dentro do mercado de trabalho. Utilizar redes sociais profissionais é um ponto de grande valia para quem busca entrar no mercado.

O Linkedin, por exemplo, é uma ferramenta que permite ao candidato se colocar profissionalmente, bem como, essa é uma forma de conhecer a atividade de diversas empresas.

 Mantenha-se qualificado

Independentemente da área de seu interesse profissional, é necessário estudar de forma frequente para se atualizar dentro da dinâmica do mercado.

Já que muitas áreas estão passando por diversas mudanças simultâneas, principalmente por conta de fatores tecnológicos. Portanto, invista em conhecimentos diversos e especializações, além disso, atualize seu currículo quanto aos novos cursos.

Para o profissional que busca pelo primeiro emprego, realizar uma carta de apresentação pode ser interessante. Principalmente porque é uma forma de se apresentar, destacando suas competências e qualidades profissionais.

Carta de apresentação

A sua carta de apresentação deve ser autêntica e complementar no que tange às principais informações do seu currículo. Portanto, seja sucinto durante essa descrição, já que não é viável construir um currículo extenso. 

O candidato precisa se preparar para a entrevista de emprego em qualquer situação. No entanto, quando se busca uma primeira colocação, esse preparo pode ser mais difícil. Afinal, o profissional inexperiente no mercado, tende também a não ter participado de muitas entrevistas de emprego.

Por isso, é relevante estudar sobre a empresa contratante e analisar a vestimenta adequada, além de direcionar sua linguagem corporal. Transmitir confiança é fundamental. Por isso, quanto mais se preparar, melhores serão suas respostas.

Foque nos seus objetivos

O profissional que possui pouca experiência precisa focar no futuro. Por isso, é muito importante ter clareza sobre quais faculdades pretende estudar ou sobre uma possível pós-graduação, além de destacar suas facilidades para aprender inglês e trabalhar com pessoas, por exemplo.

Não menos importante, seja cordial nas suas respostas e nunca minta na elaboração do seu currículo e, por conseguinte, poderá destacar suas qualidades na entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.