Primeira República: Dicas de filmes sobre o período 

A Primeira República compreende o período da história brasileira entre o fim da monarquia em 1889 até a Revolução de 1930. 

Período denominado também como República Oligárquica, República dos Coronéis ou República do Café com Leite. 

A Primeira República ficou marcada como um período conturbado da história brasileira. Afinal, contou com conflitos que deixaram milhares de mortos, como a Guerra de Canudos (1893 – 1897), por exemplo. 

Por isso, assistir filmes que abordam acontecimentos da Primeira República poderá ajudá-los na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país. 

Além disso, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa e leve na preparação para as futuras avaliações. Por isso, acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!

Dicas de filmes que abordam a Primeira República

Selecionamos três dicas de filmes que abordam acontecimentos da Primeira República, veja:

Guerra dos Canudos (1997)

O filme se passa em 1893, quando Antônio Conselheiro e seus aliados tornam o movimento algo gigantesco para a República, logo após a sua proclamação e por isso as autoridades decidem enviar o exército brasileiro para acabar com o movimento. 

Em síntese, o arraial de Canudos era formado por pessoas que viviam sob a extrema pobreza no sertão nordestino que defendiam seus lares, contudo, a ordem não aceita esse povo humilde em desafiar a República. 

Por isso, em 1897, alianças são realizadas para acabar com os sertanejos. Na obra, os fatos são vistos sob a ótica de uma família conflitantes aos interesses de Antônio Conselheiro. 

O Cangaceiro (1953)

O filme mostra a história de um bando de cangaceiros do capitão Gaudino que semeia o terror pelo sertão nordestino. 

Nesse contexto, a professora Maria Clódia, sequestrada durante um assalto do grupo, acaba se apaixonando pelo pacífico cangaceiro Teodoro. 

O romance do casal acaba gerando um enorme conflito entre o bando de cangaceiros. 

Baile Perfumado (1997)

O filme conta a história do mascate libanês Benjamin Abrahão, amigo próximo do Padre Cícero que decide filmar Lampião e seu grupo de cangaceiros, pois acreditava lucrar muito com a filmagem. 

Por isso, após alguns contatos ele acaba conversando diretamente com Lampião para expor sua ideia, contudo, o sonho do libanês acaba prejudicado pela ditadura do Estado Novo. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre a Primeira República?

Não deixe de ler também – Dom Pedro I: Vinda para o Brasil e Independência

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.