Como prevenir lesões ao praticar atividades físicas?

Existem formas eficientes de prevenir lesões ao praticar atividades físicas, a fim de proteger as articulações e os músculos durante os treinos. Muitas dessa ações estão relacionadas com a nossa capacidade de ter mais paciência para evoluir nos treinos físicos e também com a nossa consciência de que necessitamos do apoio de profissionais especialistas no assunto.

Ao longo deste conteúdo, você poderá entender um pouco mais sobre esses apontamentos. Acompanhe.

Como prevenir lesões ao praticar atividades físicas?

Os cuidados que devemos ter durante a prática de exercícios físicos diz respeito à escolha do calçado, à prática consciente de cada exercício, entre outros aspectos, como podemos ver na lista abaixo:

1. Não pule etapas no seu desenvolvimento

Antes de qualquer coisa, é importante respeitar o tempo de desenvolvimento do corpo. Não devemos pular etapas, aumentando a quantidade de peso em um aparelho na academia, por exemplo, sem que o corpo esteja pronto para isso. Tudo deve ser gradativo, para que haja adaptação e as chances de lesão sejam reduzidas.

2. Faça exercícios de aquecimento

Aquecer o corpo antes do treino também é uma das formas de prevenir lesões ao praticar atividades físicas. Isso porque você aumenta a flexibilidade dos músculos, além de ter uma maior consciência corporal que pode ajudá-lo a fazer os movimentos com mais eficiência.

3. Use calçados adequados

Os calçados usados nos seus treinos precisam ser adequados e adaptados à atividade. Jamais use um “tênis qualquer” para correr na rua, por exemplo. Afinal, a falta de calçado adequado poderá afetar as articulações, por exemplo.

4. Busque orientação de um educador físico

Um educador físico é preparado para prescrever o melhor treino para o seu corpo e seus objetivos. Apenas ele é quem possui esses conhecimentos para que você possa praticar as atividades em segurança. Se você optar por fazer tudo sozinho, pode correr o risco de cometer equívocos que possam prejudicar a sua saúde e, consequentemente, os seus treinos.

5. Utilize equipamentos de proteção quando necessário

Se o seu treino exige o uso de equipamentos de proteção, como joelheiras, por exemplo, não hesite na hora de fazer o seu uso. É fundamental usar esse tipo de equipamento para garantir que as lesões sejam prevenidas. Além do mais, você pode se sentir mais seguro e confiante na hora de movimentar o corpo, o que faz diferença nos treinos.

6. Intercale os treinos

Se você contar com a ajuda de um profissional de educação física, certamente ele recomendará que você intercale os seus treinos. Isto é, para prevenir lesões ao praticar atividades físicas, é importante não sobrecarregar apenas um músculo ou grupo muscular, mas, sim, ir intercalando para maior segurança. É o caso de treinar perna hoje e braços amanhã.

7. Não negligencie o seu descanso

Jamais negligencie o seu descanso e o seu sono. Ambos são importantes para que os treinos sejam mais seguros e, inclusive, tragam mais resultados. Caso isso seja negligenciado, as chances de lesões aumentam – além de atrapalhar a evolução nos treinos. Pense nisso e cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.