Prejuízos emocionais da fofoca no trabalho – Conheça quais são

Os prejuízos emocionais da fofoca no trabalho podem ser bastante intensos, especialmente quando essa cultura se instala por um longo período. Por isso, neste texto nós trouxemos algumas das consequências que a fofoca no ambiente de trabalho pode provocar.

Nosso intuito, com este material, é conscientizar as pessoas sobre esse comportamento negativo. Acompanhe e saiba mais.

Quais os prejuízos emocionais da fofoca no trabalho?

Os prejuízos emocionais da fofoca no trabalho podem não ser percebidos em um primeiro momento. Porém, quando avaliamos a situação da empresa, com o passar do tempo, torna-se visível o quanto esse tipo de comportamento tende a ser prejudicial para a saúde emocional dos colaboradores.

Veja algumas das principais consequências desse problema:

1. Desconfiança

A desconfiança passa a “reinar” o ambiente de trabalho. Os colaboradores começam a ter uma dificuldade maior para criar laços sólidos, e isso impacta em uma série de fatores, como:

  • Na hora de delegar uma tarefa.
  • Durante um feedback.
  • Na hora de fazer alguma roda de conversa.
  • No momento de dar sugestões e ideias.
  • Entre outros fatores.

Além disso, as pessoas podem se sentir menos conectadas com a corporação devido aos prejuízos emocionais da fofoca no trabalho.

2. Sensação de solidão

A solidão também tende a aparecer, especialmente no caso da pessoa que costuma sofrer com os boatos que percorrem os corredores da empresa. Esse indivíduo passa a ter vergonha e pode se sentir agredido ao estar diante das outras pessoas.

Consequentemente se sente solitário e acaba se fechando para os demais colegas, afastando-se e sobrecarregando-se, uma vez que delegar tarefas e compartilhar projetos é quase impossível.

3. Baixa produtividade

A produtividade também tende a cair. Afinal, os prejuízos emocionais da fofoca no trabalho provocam uma sensação de solidão, tristeza e até mesmo raiva, que impedem que a pessoa consiga focar plenamente no que deve ser feito.

4. Desmotivação

Em paralelo a tudo o que já viemos mencionando no decorrer deste texto, a desmotivação também pode dar as caras no dia a dia do colaborador. Até porque ele pode sentir que embora dê o seu melhor, a fofoca sempre acontece e, assim, pode não enxergar perspectivas positivas em se “doar” para a corporação.

Logo, a desmotivação começa a aparecer com mais recorrência, ocasionando a baixa produtividade que já citamos.

5. Cansaço emocional

Você sabia que as emoções também podem nos cansar? Pois é! Quando nos sentimos ansiosos, tristes ou revoltados de maneira frequente, essas emoções podem causar uma espécie de cansaço mental/emocional em nós.

Consequentemente, nos sentimos sem forças para seguir em frente, em determinadas tarefas, e o cotidiano pode ser algo muito desagradável de ser vivido no trabalho.

6. Clima negativo e pesado

Por fim, um dos prejuízos emocionais da fofoca no trabalho é o próprio clima negativo que começa a operar na empresa. O ambiente fica pesado, as pessoas desanimadas, quietas e isoladas.

Tudo isso impacta no crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo, além de também impactar nos resultados da própria empresa.

Por isso, o gestor precisa conversar sobre os riscos da fofoca no trabalho e sobre o quanto ela pode ser prejudicial, a fim de conscientizar as pessoas à sua volta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.