Prefeitura do Rio lança programa de bolsas e cursos para formação de jovens

A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) lançou um programa de formação para jovens cariocas que conta com a oferta de bolsas de estudo. Intitulado Aprendiz Cultural, o programa tem como objetivo preparar profissionais da cultura para o futuro.

O lançamento aconteceu na última semana, na quarta-feira, dia 23 de junho. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, na sua etapa inicial, o projeto irá oferecer renda e formação para 500 jovens que tenham entre 18 e 24 anos. Além de bolsas no valor de R$ 800 mensais, o Aprendiz Cultural irá fornecer para os estudantes vale-transporte.

Paes afirmou que o número de jovens contemplados ainda é pequeno. No entanto, garantiu que haverá a ampliação de recursos para que mais jovens sejam contemplados pelo projeto. Nesse sentido, o prefeito afirmou:

“É uma honra estar aqui. Mas a gente precisa agir em escala, 500 (jovens) é um número muito baixo. Estou aqui dando mais dinheiro, não sei nem quanto é, para a gente poder agir olhando para um público ainda maior. É importante aumentar o número de jovens a ser atendido por esse programa nos próximos anos. É uma das melhores ideias que vi nesses seis meses à frente da Prefeitura.”

Público-alvo do Aprendiz Cultural

O objetivo do Aprendiz Cultural é fornecer formação para jovens que não possuem emprego formal ativo e que não tenham concluído o ensino médio. Desse modo, estar em situação de vulnerabilidade social é um dos requisitos para participar do projeto.

Além disso, é preciso morar no Rio de Janeiro há, no mínimo, três anos, e ser oriundo de favelas, periferias ou subúrbio, preferencialmente.

Assim, durante 12 meses, os estudantes poderão aprender técnicas de luz, som, cultura digital e gestão em equipamentos culturais do município do Rio, recebendo uma bolsa como ajuda de custo. O projeto terá início em outubro deste ano.

Clique aqui e confira mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMA libera locais de prova do PAES 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.