Preço de passagens aéreas sobem 56,8% nos últimos 12 meses

São vários os fatores que contribuíram para o aumento do preço das passagens aéreas, como a desvalorização massiva do real em comparação ao dólar desde o início da pandemia e somado à alta do combustível.

Mesmo com 70% da população brasileira vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19, aquela vontade de voltar a viajar para novos destinos, sobretudo para o exterior, acaba sendo enterrada por uma boa parte dos brasileiros, em virtude do aumento do preço dos voos.

A inflação também acaba pesando para o aumento dos preços em serviços relacionados à aviação. No acumulado dos últimos 12 meses, o preço das passagens aéreas subiu 56,8%, ficando atrás apenas dos alimentos e etanol. A diferença é chamativa, se comparado que a inflação anual que está em 10,25%.

Dados sobre aumento do preço das passagens aéreas

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na última sexta-feira (8), ajudando a confirmar aquele sentimento de quem está apreensivo por não encontrar preços moderados nas passagens aéreas.

Mesmo em voos nacionais, facilmente um passagem de ida e volta passa dos R$ 1 mil, o que é alto considerando o salário médio nacional, que está na casa de R$ 2.400. Além disso, poucas são as pessoas que têm familiares ou amigos para lhes receberem no destino, acrescentando também os gastos com transporte, comida e hospedagem.

Outro detalhe é que a alta do combustível também está ligada a essas tarifas mais salgadas, sendo que o setor aéreo costuma ser bastante sensível a este produto, pois o avião necessita de querosene e esse produto que subiu consideravelmente no ano. O valor do litro de querosene subiu 91,7% no período em comparação com 2020.

Preço dos tickets se baseia de acordo com a oferta e demanda

Com a reabertura da economia e o aumento da demanda devido à praticamente metade da população brasileira estar completamente vacinada, são mais dois fatores que afetam diretamente o aumento do preço das passagens aéreas, mesmo quando pesquisado para 2022.

Os aumentos mais consideráveis do ano foram entre abril e junho, com um avanço de 21,7% dos preços para voos domésticos. No segundo trimestre de 2020, por conta da pandemia, houve uma queda de 70% na procura de tickets nacionais.

O que será tendência para os próximos meses?

De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, as justificativas para o patamar elevado do preço das passagens aéreas em quase todas as regiões se deve ao fato da desvalorização do real em relação ao dólar e também da alta do petróleo em todo mundo, que também afeta o Brasil.

A tendência é que o brasileiro ainda enfrente uma alta temporada de passagens aéreas caras, pois a sinalização do IPCA é para que se tenha bilhetes ainda mais caros, pensando que a inflação tende a continuar alta para o próximo ano. Os números da Anac também deverão sinalizar no mesmo sentido em 2022, dificultando ainda mais os planos de quem quer voar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.