Open Banking: processo intuitivo, seguro e padronizado

O BC garante um processo intuitivo, seguro e padronizado no compartilhamento de dados dentro do sistema Open Banking. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.

O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro

Sendo assim, o cliente, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com qual instituição deseja compartilhar seus dados. O Open Banking é também chamado de Sistema Financeiro Aberto e assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.

O compartilhamento de dados e serviços entre instituições participantes

De acordo com o Banco Central, o Open Banking é uma iniciativa com amplo potencial de impacto, pois viabiliza o compartilhamento de dados e serviços entre instituições participantes.

O cliente tem total ciência sobre quais dados serão compartilhados 

O BC informa que a partir da fase 2, sempre há o consentimento do cliente para que esse processo ocorra com sua total ciência e conhecimento de quais dados serão compartilhados. 

Esse tráfego pode ser tanto de todas as informações disponíveis no Open Banking como de partes específicas, informa o BC. Em outras palavras, o cliente gerencia como, quais dados, em que momento e com quem serão compartilhadas as suas informações.

Dados de investimentos poderão ser compartilhados

Sendo assim, em fases iniciais, dados de cartões de crédito, por exemplo, poderão ser compartilhados da sua instituição de origem até a empresa destinatária escolhida pelo cliente titular do cartão. Já em fases mais avançadas, o BC informa que dados de investimentos poderão ser compartilhados.

BC garante um processo intuitivo, seguro e padronizado

O Banco Central enfatiza que existe uma grande preocupação com a experiência do cliente. Sendo assim, toda a estrutura é pensada para que as informações possam ser compartilhadas em poucos passos, ou seja, de forma agilizada, em um processo intuitivo e, ao mesmo tempo, seguro e padronizado.

Ciclo de melhoria contínua benéfico ao cliente

Conforme informações do Banco Central do Brasil, espera-se que com o Open Banking surjam novos modelos de negócio no mercado, com cada vez mais empresas atuantes para servir os usuários e que tragam serviços mais customizados e mais aderentes às suas necessidades, criando um ciclo de melhoria contínua que pode ser muito benéfico ao cliente. Visto que as instituições financeiras poderão customizar as ofertas, oferecendo melhores taxas e negociações ao cliente final. 

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