PR: Governo prevê transferência de mais de 10 mil alunos de escolas particulares para estaduais

As escolas estaduais do Paraná receberão mais de 10 mil alunos oriundos de instituições particulares no ano letivo de 2021. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação do Estado, que finalizará o período de matrículas daqui a dez dias.

Ao todo, vale dizer, já há 415 mil estudantes matriculados nas vagas da rede estadual de ensino. Dividem-se entre as séries dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico, assim como do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

No entanto, segundo a Secretaria de Educação, o número até o momento é considerado baixo. Afinal, as matrículas devem ocorrer por meio da internet até o dia 18 de dezembro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, toda a documentação e inscrição do aluno deve acontecer através do site disponibilizado pelo governo. Não haverá a necessidade do comparecimento presencial.

Matrícula nas escolas públicas

De acordo com o governo, a expectativa para a rematrícula gira em torno de 1 milhão e 70 mil alunos que já fazem parte da rede estadual. Além disso, há os novos estudantes provenientes de transferências, conforme dito no início.

Ao longo de 2020, segundo a Secretaria de Educação, 17 mil alunos de escolas particulares passaram a estudar na rede estadual. A motivação maior consistiu nas dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A maior parte mora na Região Metropolitana de Curitiba e nas regiões sudoeste e central do estado.

Dificuldades financeiras provocadas pela crise que se estabeleceu em alguns setores econômicos fizeram com que muitos pais mudassem crianças e adolescentes de instituição.

Acesse a área para matrícula clicando aqui.

Planejamento para 2021

A diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Seed, Adriana Kampa, afirma que a rede tem capacidade para absorver os novos alunos, mas pede que pais ou responsáveis pelas crianças não deixem para realizar as matrículas no último dia.

Quem faz a matrícula mais cedo pode ter mais chances de conseguir uma vaga em um colégio mais perto de casa e no turno que deseja.

“Temos uma constatação muito positiva sobre as transferências da rede particular. Há sim o motivo financeiro, mas, como as aulas são online em função da pandemia, todo mundo tem acesso e pode ver que o conteúdo é bom e tem qualidade. Esse comparativo foi muito importante e fez com que algumas pessoas colocassem isso na balança”, disse.

Não deixe de ler também – SP: Escolas privadas e estaduais flexibilização critério de reprovação por conta da pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.