Povos da Antiguidade: Entenda quem foram os Dórios 

Os povos dórios ou dóricos são indo-europeus da antiguidade que corroboraram para a criação da cultura grega, ao invadirem o território da Hélade.

Além dos povos dórios, podemos citar também os aqueus, jônios e eólios como outros grupos étnicos que contribuíram para a produção da cultura grega. 

Os dórios poderão aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba mais sobre eles! 

Contexto histórico dos Dórios

Estima-se que nos anos de 1200 a.C., os dórios habitaram várias regiões da Grécia entre elas as regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta que eles foram conquistando ao longo do tempo. 

Além disso, os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominassem a escrita.

Por possuírem um forte poderio militar, eles chegaram a dominar várias partes de modo violento, destruindo e incendiando cidades da cultura micênica ao matarem diversas pessoas.

Isso acabou gerando a miscigenação dos povos e a mistura de culturas das civilizações que já existiam na região: 

  • Aqueus; 
  • Jônios 
  • Eólios.

Muitas cidades foram fundadas pelos dórios, muitas delas se transformaram em importantes núcleos urbanos como: 

  • Argos; 
  • Corinto; 
  • Mégara; 
  • Rodes. 

Contudo, a maneira violenta dos dórios fez com que a cultura grega atingisse tal retrocesso e por conta disso, o período ficou conhecido como “Idade das Trevas” na Grécia.

Como consequência da invasão dórica, várias pessoas se dispersaram e fugiram para outras regiões, buscando preservar a vida. 

O movimento ficou popularmente conhecido como “Primeira Diáspora Grega”. Isso ajudou na criação de várias cidades-estado, além de uma nova organização na estrutura social que, posteriormente, seria comandada pelos Genos (unidades familiares).

Vale destacar que a maioria dos espartanos que viviam em Esparta possuíam origem dórica, o que explica o caráter guerreiro e belicoso da civilização espartana. Esse ataque violento, colocou um ponto final no período pré-homérico da história grega.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os dórios? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – 5 curiosidades sobre o Segundo Reinado: confira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.