Poupança requer planejamento e novos hábitos – Veja dicas

Como realizar um planejamento financeiro pessoal e viabilizar uma poupança?

Para que se viabilize um planejamento financeiro pessoal é fundamental incluir a poupança e uma mudança de hábitos de consumo. 

Sendo assim, é importante que se atente a alguns detalhes relevantes para que faça alterações que sejam positivas, ainda que a longo prazo.

Questione o seu hábito de consumo

Questione a necessidade da compra, bem como, o prazo para essa necessidade. Dessa forma, você alimenta o hábito de questionar a necessidade e a usabilidade do produto dentro da sua rotina. 

Certamente, apenas o fato de você questionar, já fará com que evite compras por impulso. Por isso, alimente esse hábito. Porém, não se culpe quando comprar algo, é importante que entenda que as mudanças ocorrem, porém, não de forma linear. 

Por isso, reflita sobre suas compras, mas não se puna. Pois, dessa forma pode abandonar a ideia de controlar as suas finanças.

Alimente o hábito da poupança

Da mesma forma que deve questionar seu hábito de compra, é importante que alimente o hábito da poupança. Sendo assim, direcione um valor para a poupança mensalmente, ainda que seja um valor baixo, pois ao alimentar esse hábito, com o passar do tempo, irá direcionar valores mais elevados. 

Falamos sobre o método do pote e sobre uma forma simplificada de viabilizar uma poupança. Para conhecê-los, basta clicar nos respectivos links. 

Controle suas finanças na rotina

Faça um controle financeiro dentro da sua rotina. Baixe um aplicativo de finanças pessoais, ou elabore uma planilha, ou até mesmo anote tudo em um caderno. O importante é que você tenha clareza sobre os seus gastos de rotina para que direcione suas metas. 

Faça trocas inteligentes 

Trocas fazem parte de novos hábitos. Sendo assim, troque um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo. Bem como, verifique a possibilidade de cancelar a tv a cabo para assinar um streaming. São pequenas mudanças que podem fazer diferença nas suas finanças em um determinado período de tempo.

Metas e prazos

Além de realizar controles dentro da sua rotina, estipule metas pessoais, respeitando prazos. Ainda que sejam metas pequenas no início. Pois, como falamos anteriormente, é fundamental que crie novos hábitos, e suas metas podem ser direcionadas pelos seus novos hábitos.

Sendo assim, trabalhe com prazos menores e metas simples. Posteriormente, aumente as metas e os prazos. Dessa maneira, irá viabilizar seus planos em curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.