Poupança: processo flexível, faseado e planejado
É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro flexível. Confira dicas adaptáveis!
É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro flexível e faseado para que você considere suas necessidades e a sua situação financeira atual.
Poupança: processo flexível, faseado e planejado
É comum que muitas pessoas adiem a poupança, visto que não se encontram em uma situação financeira favorável. Entretanto, quando você abdica de realizar um planejamento financeiro pessoal, você está abdicando de registrar algo que já está acontecendo na sua rotina, independentemente do resultado do seu processo financeiro, se positivo ou negativo.
Não abdique de seu planejamento financeiro
É relevante que não abdique de seu planejamento financeiro, de modo que entenda a poupança como um hábito na sua rotina. Ou seja, conceitue a poupança como um hábito de guardar dinheiro. Posteriormente, você poderá atualizar os valores. Sendo assim, a poupança será um resultado de um processo resolutivo dentro de um planejamento financeiro que considere suas particularidades.
Separe seus custos e faça trocas viáveis financeiramente
Para isso, você deve realizar uma separação de custos fixos e variáveis, de modo que você possa obter clareza sobre qual é o cenário de suas finanças na atualidade.
Assim sendo, você poderá direcionar o seu fluxo financeiro para que você faça trocas relevantes e obtenha economia por meio de sua observação. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão isenta de tarifas. Visto que as fintechs são fontes inovadoras de serviços bancários com isenção total de tarifas ao cliente final.
Dessa forma, você poderá gerar economia na sua rotina sem abdicar de serviço prestado. Além disso, é relevante que você direcione o valor economizado para a sua poupança; da mesma forma você pode trocar a sua conta bancária comum por uma conta digital, dentre outras trocas pertinentes ao seu estilo de vida.
Utilize ferramenta de gestão
Ao conceituar a poupança como um hábito, você pode realizar um controle de rotina de modo flexível. Para isso, é possível utilizar uma ferramenta de gestão, como o Trello, já que o Trello permite que você personalize o seu planejamento e analise suas ações.
Construa uma relação positiva com suas finanças
Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a poupança, inclusive pensando em outras modalidades de investimentos. O mais importante é que você não negligencie o seu controle de rotina, de modo que você obtenha clareza sobre a finalidade de modificar hábitos para que a sua construção de relacionamento com o seu dinheiro se torne positiva, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.