Poupança: insira a flexibilidade na sua rotina de forma planejada

Poupança: insira a flexibilidade na sua rotina de forma planejada

Você pode elaborar uma poupança de maneira efetiva e planejada através da flexibilidade no seu planejamento financeiro. Veja dicas!

Você pode elaborar uma poupança de maneira efetiva e planejada através da flexibilidade inserida no seu planejamento financeiro.                      

Poupança: insira a flexibilidade na sua rotina de forma planejada

Muitas pessoas abdicam da poupança porque não podem guardar no valor fixo mensalmente. Entretanto, quando você abdica da poupança dentro de um processo planejado, você deixa de registrar fatos que ocorrem na sua rotina financeira, independentemente se são fatos positivos ou negativos.

Crie um caminho financeiramente saudável 

Sendo assim, é relevante que você direcione a sua poupança para que você possa criar um caminho positivo para que você obtenha uma relação saudável com suas finanças, ainda que esse processo seja perceptível apenas em longo prazo. É aconselhável que você adote a poupança como um hábito, focando na maneira como consome e na diminuição dos seus impulsos de compra.

Economia doméstica e trocas financeiramente viáveis

Através dessa observação, você poderá gerar economia doméstica de maneira simplificada, bem como é possível que você realize trocas que sejam financeiramente viáveis em todo o seu planejamento financeiro. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por um cartão oferecido por uma fintech.

Visto que as fintechs são fontes de  serviços bancários de excelente qualidade com isenção de tarifas para o cliente final; a maioria das fintechs não cobram taxas para que o cliente seja correntista.

Direcione o valor economizado para sua poupança

No entanto, dentro do processo de poupança flexível, você deve direcionar o valor economizado para sua poupança, ainda que seja um valor irrisório. O mais importante é que você não foque no valor monetário, e sim na quantidade de vezes que você direciona valores para a sua poupança. 

Processo tangível e fluido

Dessa forma, você estará criando um processo tangível para que você possa obter um processo financeiro fluido; já que ao conceituar a poupança como um sacrifício pontual você tende a abandonar todo o movimento de planejar suas finanças.

Seja flexível e tenha paciência com o seu planejamento

Posteriormente você poderá direcionar um valor fixo para a sua poupança. No entanto, é muito importante que você coloque o seu foco no seu hábito e verifique o que pode ser modificado na sua rotina. 

Faça uma mudança sustentável e eficaz

Lembre-se de que você pode ter sucesso, ainda que seu processo ocorra de forma linear. Por isso, seja flexível e tenha paciência com o seu próprio processo para que essa mudança seja sustentável e eficaz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.