Poupança: faça um planejamento assertivo, eficiente e adaptável

Poupança: faça um planejamento assertivo, eficiente e adaptável

Faça um planejamento financeiro adptável e viabilize uma poupança organicamente. Confira dicas adaptáveis para essa finalidade!

Poupar pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem não recebeu nenhum tipo de educação financeira ao longo da vida. Todavia, é possível que você elabore uma poupança para um planejamento financeiro assertivo, eficiente e adaptável. 

Poupança: faça um planejamento assertivo, eficiente e adaptável

Certamente a maioria da população brasileira não teve nenhum tipo de educação financeira, já que, infelizmente, não é uma questão cultural implícita na educação das crianças.

Todavia, ainda que você esteja em uma situação orçamentária desfavorável, você pode modificar seus hábitos financeiros e viabilizar uma poupança como um hábito pessoal e não apenas como um projeto pontual.

Defina suas metas pessoais

Para isso, sugerimos que você elabore um planejamento financeiro de modo que consiga definir suas metas pessoais, ainda que sejam irrisórias aos olhos dos outros, você deve focar no que tem valor para você.

Sendo assim, definir as metas a curto, médio e longo prazo é uma maneira de amparar o seu próprio processo. Possivelmente, você deve verificar quais são seus hábitos de rotina; já que muitas pessoas não conhecem o caminho do seu dinheiro.

Aplicativos de finanças

Por isso, faça uso de aplicativos de finanças, já que é possível que você controle diariamente o seu fluxo financeiro pessoal por meio dessas ferramentas. Após esse mapeamento estratégico pessoal, você deve verificar um plano de ação, tal como ocorre em uma empresa. Sendo assim, você pode verificar em sua rotina pequenas ações que podem ser pertinentes para que você gere economia doméstica.

A mudança de hábitos em relação ao consumo dentro da família pode ser importante. No entanto, também é possível que você verifique os seus gastos variáveis, visto que geralmente são custos flexíveis.

É possível que você troque um cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas. Dessa forma, direcione o valor para a sua poupança, por exemplo. Sendo assim,você estará alterando hábitos e adquirindo um novo modo de pensar que será muito importante para que você alcance suas metas pessoais.

Refaça o seu planejamento

Periodicamente, refaça o seu planejamento e verifique quais são os hábitos que você já modificou, de maneira que sejam sustentáveis. Dessa forma, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo,  modificar a sua relação com o seu dinheiro fará com que as suas metas sejam atingidas.  Por isso, refaça suas metas e verifique a viabilidade de planejar valores fixos para a poupança, sugerimos que conheça a metodologia do pote.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.