Poupança e Seus Hábitos no Planejamento Financeiro

Como viabilizar uma poupança?

Para que você possa viabilizar uma poupança é importante que você faça um planejamento financeiro pessoal. Dessa forma, você consegue analisar a sua situação e alinhar um plano para que alcance a sua melhoria financeira de forma geral, inclusive direcionando valores para uma poupança.

Sendo assim, é importante que você tenha um mapeamento quanto a sua situação financeira atual. Ou seja, separe as suas dívidas e verifique o quanto você deve. Bem como, certifique-se de monitorar qual o direcionamento atual está dando para sua renda mensal.

Análises de custos fixos e variáveis para elaborar um planejamento financeiro 

 Ou seja, você direciona valores importantes para o seu custo de vida, seus custos fixos. São aquelas contas de sobrevivência, como fornecimento de energia elétrica, água, internet, aluguel, supermercado etc. 

Ao passo que analisa os custos variáveis, que são os demais custos que você tem por mês. Dessa forma, verifica o direcionamento de sua renda total familiar ou pessoal, dependendo de como fará o planejamento. Já que é possível realizar um plano para a família inteira, considerando a renda de todos os envolvidos. Bem como, você pode realizar um planejamento pessoal, separando o valor referente ao seu custo de vida e o seu custo variável.

Pequenas mudanças trazem grandes resultados 

 Você poderá analisar exatamente quais são os pontos da sua rotina financeira que podem ser modificados para que você possa verificar a possibilidade de direcionar um valor fixo para uma poupança.

Todavia, é importante que, em um primeiro momento, você faça esse planejamento considerando que deve focar seus hábitos. Já que poderá diminuir o seu custo de vida em longo prazo através de algumas mudanças.

Foco em novos hábitos e mais dinheiro guardado

Bem como, deve focar no hábito de guardar dinheiro, ainda que no início você possa direcionar um valor relativamente baixo ou até mesmo irrisório. Haja vista que através desse novo comportamento, a tendência é que você guarde cada vez mais dinheiro.

Além disso, é importante verificar quais são seus hábitos que podem ser nocivos para seu planejamento financeiro e realizar mudanças. 

Trocar tarifas por zero anuidades e taxas

Por exemplo, algumas trocas como uma conta bancária tradicional por uma fintech, um cartão tarifado pode um cartão de crédito sem anuidade etc. Dessa forma, você direciona seu fluxo financeiro, alimenta o hábito da poupança e pode realizar um planejamento em longo prazo.

Por isso, faça um planejamento considerando a sua necessidade imediata, bem como insira metas para que alcance um prazo médio e longo prazo. Certamente, poderá se direcionar ao criar etapas para que ampare seus novos hábitos financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.