Poupança Direcionada e Seus Hábitos de Rotina

O desafio de economizar para a poupança

Economizar pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas que não possuem uma poupança. No entanto, algumas mudanças no que diz respeito aos seus hábitos financeiros podem ajudar a construir uma nova relação com o dinheiro e viabilizar uma poupança de forma orgânica.

Alimente o hábito de poupar

A poupança é resultado de um hábito pessoal, muito mais do que o fato de possuir o dinheiro exato para essa finalidade. Embora muitas pessoas relatem que precisam ganhar mais para que possam guardar dinheiro, é importante que tenham o foco no hábito.

Haja vista que é importante criar o hábito de guardar qualquer valor, independentemente do valor de sua renda. São muitas as pessoas que não possuem nenhum tipo de reserva de emergência, independentemente do valor da sua renda fixa.

Pois, ao projetar que precisam ganhar mais para começar a poupar, essas pessoas estão abdicando de mudar seus hábitos financeiros neste momento.

Direcione valores (ainda que sejam baixos)

Sendo assim, alimente o hábito da poupança, direcionando um valor para essa finalidade, ainda que você ache esse valor irrisório. Pois, a tendência é que, com o passar do tempo, você direcione valores cada vez mais elevados e de forma natural, sem que seja um sacrifício para você guardar algum valor.

 No entanto, é importante que você faça um planejamento financeiro para abranger outros hábitos. Dessa forma, você não apenas cria o hábito de guardar dinheiro, como também passa a controlar suas finanças dentro dos hábitos implícitos na sua rotina. 

  Controle seus custos fixos e variáveis

 Esse controle pode ser feito por aplicativos de finanças pessoais, planilhas de Excel ou até mesmo, por anotações em agendas. Pois, o que importa é que você tenha clareza sobre as entradas e saídas dentro do seu fluxo financeiro pessoal.

Analise seu próprio comportamento de compra 

 Além disso, é importante que analise o seu próprio comportamento de compra, já que muitas compras por impulso são frutos da falta de planejamento pessoal. 

Por isso, questione a necessidade de adquirir um produto ou serviço e, até mesmo, em caso de necessidade constatada, verifique se a compra precisa ser feita neste momento. Esse exercício mental poderá ajudá-lo a conter seus impulsos imediatos e analisar a necessidade real de compras futuras.

  Faça trocas inteligentes

Verifique a possibilidade de trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, trocar a assinatura da TV a cabo por um streaming, ou até mesmo, um passeio por um programa feito em casa. Pois, são pequenas trocas que viabilizam seu fluxo financeiro e podem resultar em economias que podem ser direcionadas para a sua poupança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.