Poupança direcionada: adapte as dicas às suas necessidades atuais

Adapte as dicas às suas necessidades atuais e direcione uma poupança por meio de diversas ações. Veja mais detalhes!

Viabilize uma poupança – veja dicas assertivas 

Sabemos que a viabilização de uma poupança pode ser um desafio pessoal, por isso, é importante realizar uma poupança através de um planejamento financeiro direcionado, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Separe as suas metas pessoais 

Sendo assim, para que não fique aquém de suas metas pessoais por conta da ausência de planejamento, é fundamental que realize um plano de metas, ainda que esteja com o orçamento negativo no momento. 

Adapte as dicas às suas necessidades atuais

Certamente uma pessoa endividada pode ficar aquém de suas metas pessoais por conta da ausência de planejamento. No entanto, é possível iniciar um planejamento financeiro, ainda que sua situação financeira esteja negativa, porém, é necessário adaptar algumas metas.

Verifique possíveis ações

Você pode verificar possíveis ações para que você modifique seus hábitos que, posteriormente, irão modificar a sua relação com o dinheiro.

Assim sendo, você pode tomar ações que geram economia, sem exatamente inseri-las em uma meta. Dessa forma, você estará realizando uma mudança de hábitos que se tornará orgânica. 

Defina metas e objetivos

Por isso, definir metas e objetivos é o principal passo para quem deseja uma reorganização financeira. No entanto, seja detalhista e preciso com seus desejos. Pois traçar metas claras é o que irá nortear o seu planejamento de forma ampla.

Por exemplo, se você deseja viajar para o exterior, é importante fazer um planejamento sobre quanto você vai gastar com as passagens, estadia, qual é o período que você deseja ficar no local, documentação necessária, além de valores para alimentação, emergências etc.

Faça trocas financeiramente viáveis

Além disso, faça trocas financeiramente viáveis. As trocas financeiramente viáveis devem ser feitas, considerando ajustes dentro da sua rotina. Por exemplo, você pode trocar uma TV a cabo por um streaming, bem como, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Qual é a sua situação patrimonial?

A situação patrimonial diz respeito aos bens e/ou dívidas. Sendo assim, avalie a sua real posição frente aos investimentos, empréstimos e financiamentos. 

Certamente, é importante ressaltar que deve considerar as aplicações que você escolheu, taxas de juros e prazo de retorno. Já no caso das dívidas, poderá considerar a opção de refinanciar. Ou ainda, trocar uma dívida com juros mais altos por uma com juros menores, entre outras medidas que podem ser tomadas. Dessa forma, é possível direcionar o seu plano e viabilizar uma poupança, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.