A poupança pode ser viabilizada como parte de um processo financeiro flexível que considere suas particularidades.
Poupança: controle suas finanças de forma flexível
Ao abdicar de controlar suas finanças, você deixa de controlar algo que já ocorre na sua rotina. Por isso, a poupança como um hábito se refere a um conceito que requer uma análise pessoal sobre seus hábitos de compra e consumo.
Para realizar um planejamento que contemple suas particularidades é importante que analise quais são os seus hábitos que podem ser nocivos para suas finanças, bem como, é relevante definir metas, considerando o curto, médio e longo prazo.
Defina metas flexíveis e foque nos seus hábitos
No entanto, é viável que suas metas iniciais sejam referentes a mudanças comportamentais. Dessa forma, poderá realizar pequenas trocas e focar na frequência de depósitos na poupança, visto que todos os valores economizados devem ser direcionados para essa finalidade.
Portanto, não é aconselhável que coloque o seu foco nos valores monetários quando do início do seu planejamento. Sendo assim, faça trocas que gerem economia, ainda que seja de maneira gradual.
Faça trocas econômicas
Por exemplo, troque um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade. Assim, está direcionando valores para a poupança de forma simplificada. Da mesma maneira, é possível realizar essa troca no que tange a sua conta bancária, já que as fintechs oferecem diversas opções para quem deseja uma conta digital.
Direcione valores para a sua poupança de forma gradual
Analise na sua rotina o que pode ser modificado, ainda que os valores sejam irrisórios. Ao visualizar o seu processo, estará criando uma relação positiva com suas finanças, o que será muito importante para o seu futuro.
Estude o mercado de investimentos
A poupança não deve ser a sua única opção no que tange aos investimentos, já que o mercado de investimentos oferece diversas opções de renda fixa. Por isso, é possível que estude o mercado e verifique outras opções. No entanto, faça um planejamento de maneira gradual para que não perca o foco no seu processo.
Questione seus impulsos de compra
Sendo assim, não abdique da viabilidade de uma poupança, ainda que não possa direcionar valores fixos para essa finalidade. Haja vista que ao criar o hábito de observar seus próprios impulsos de compra, estará criando um caminho positivo para qualquer decisão financeira, amparando os seus projetos futuros. Não desista do seu processo, já que pode obter sucesso de forma não linear.