Português nos vestibulares: veja os temas mais cobrados

Todos nós sabemos que a disciplina de português é muito importante dentro das mais variadas provas do país, com um destaque para os vestibulares.

De uma forma geral, pode-se dizer que as bancas examinadoras dos vestibulares elaboram questões de português que buscam testar o conhecimento dos candidatos de maneira ampla. Porém, existem alguns temas que são abordados com maior frequência do que outros.

Assim, para te ajudar na sua preparação, o artigo de hoje separou um resumo com os temas de português mais cobrados nos vestibulares. Confira!

Interpretação de texto

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para compreender informações de diversos gêneros textuais, como narrativos, argumentativos e informativos. Essa habilidade é fundamental para a resolução de questões de português nos vestibulares.  

Dessa forma, é importante que você seja capaz de identificar ideias principais, inferências, elementos implícitos, coesão e coerência textual.

Literatura

A literatura está presente na maioria das provas de português dos vestibulares.

Os estudantes devem estar familiarizados com obras literárias clássicas e contemporâneas, além de compreender os estilos literários, as características dos autores e o contexto histórico-cultural em que as obras foram produzidas.

Um destaque deve ser dado à literatura contemporânea, uma vez que os vestibulares abordam obras contemporâneas com frequência, principalmente como parte da lista de leituras obrigatórias da prova.

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos utilizados na linguagem para dar expressividade e tornar a comunicação mais rica. É importante conhecer e identificar figuras como metáfora, metonímia, hipérbole, ironia, entre outras.

Estilística

O termo “estilística” é usado para denominar o conjunto de recursos estilísticos utilizados na construção de textos, como o uso de recursos sonoros, ritmo, repetição, paralelismo, entre outros.

Gêneros textuais

Os vestibulares abordam os diferentes gêneros textuais em suas questões, como resumo, carta argumentativa, artigo de opinião, crônica, texto dissertativo-argumentativo, etc.

Assim, é fundamental que você conheça as características de cada gênero. Não se esqueça também de que alguns vestibulares podem cobrar a produção de gêneros textuais na prova de redação, como é o caso do vestibular da Unicamp.

As escolas literárias

As escolas literárias, também conhecidas como “movimentos literário” são abordadas com frequência pelas questões de português dos vestibulares brasileiros.

O conhecimento sobre cada uma das escolas é fundamental para compreender a evolução da literatura brasileira e as características de cada período literário. Dentre as principais, podemos citar: realismo, naturalismo, modernismo e arcadismo.

Redação

A habilidade de escrever é extremamente abordada nas provas de redação que fazem parte dos vestibulares.

Dessa maneira, é fundamental que você saiba estruturar um texto, desenvolver um ponto de vista, argumentar de forma coerente, elaborar uma conclusão consistente e escrever usando a norma culta do português

Funções da linguagem

Tenha em mente que as funções da linguagem são muito cobradas pelos vestibulares.

Em geral, elas se referem aos objetivos comunicativos presentes em um texto. É importante que você seja capaz de compreender as principais funções, como a função referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática e poética, e identificar cada uma delas em diferentes tipos de textos.

Variações linguísticas

A língua portuguesa apresenta diversas variações, que podem ser regionais, sociais e históricas. 

É importante que você seja capaz de compreender e identificar em um texto as diferentes variantes linguísticas, como o português brasileiro, o português de Portugal e as variações dialetais dentro do Brasil.

Domínio da norma culta da língua portuguesa

O domínio da norma culta da língua portuguesa é essencial não somente para situações de comunicação formal, mas também para a escrita de um texto. Assim, não é de se surpreender que o tema seja abordado com frequência por diversas provas do país,

Os vestibulares costumam cobrar conhecimento sobre as regras gramaticais, acentuação, ortografia, regência verbal e nominal, concordância, entre outros aspectos da norma-padrão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.