Por que você não economiza para uma poupança? 

Eu consigo economizar para a poupança

Economizar dinheiro para uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas. No entanto, existem alguns pontos principais que podem direcionar seus objetivos e viabilizar essa mudança de parâmetros e de comportamento.

 Muitas pessoas não guardam dinheiro por conta de uma ausência de educação financeira que está refletida diretamente na economia brasileira e no endividamento da população.

Todavia, situações externas e não controláveis, como a pandemia, expõem para o trabalhador o quanto é necessário viabilizar uma reserva de emergência. No entanto, o custo de vida elevado não ajuda muito nessa vertente, somado ao fato de que não é uma cultura nacional a educação financeira.

Todo mundo faz, então está certo? 

A maioria das pessoas entendem como natural não guardar dinheiro, porém, o que é natural e comum apenas diz respeito ao hábito e ao fato de que muitas pessoas pensam da mesma forma.

Todavia, mudando alguns parâmetros mentais é possível que você altere seu comportamento, não somente quanto ao hábito financeiro. É possível que você crie novos hábitos para a saúde de sua vida em todas as áreas. 

Hábitos são esforços e sua autocobrança não requer mudanças 

Inclusive a saúde física,  afinal, não é fácil criar um novo hábito e se manter nele. Quantas vezes você decidiu fazer academia e abandonou seu projeto? Ou ainda, quantas vezes você decidiu caminhar pelo bairro e não o fez? No entanto, o fato de que você desistiu algumas vezes não diminui a necessidade de que esse hábito esteja implícito na sua rotina.

Por isso, por mais que você tenha falhado, é importante que não desista. Da mesma forma ocorre com o hábito financeiro, por mais que você tenha feito planos e as coisas desandaram, é importante que você tenha um novo ponto de partida.

Quando sobrar eu vejo isso…

 Muitas pessoas acreditam que quando forem promovidas começarão a guardar dinheiro, ou ainda, quando sobrar dinheiro será possível fazer uma poupança. No entanto, esses pensamentos só alimentam o seu comportamento atual e essa auto ilusão de que um dia vai sobrar dinheiro.

Da mesma forma que não é possível sair mais saudável apenas porque você pensa que um dia poderá realizar uma caminhada, você não terá mais dinheiro pensando que algum dia poderá ter uma poupança.

Quantas pessoas que você conhece e que ganham mais do que você estão endividadas? Provavelmente, algumas. Por isso é importante entender que a poupança não diz respeito aos valores, poupar é sobre hábitos.

Aceite a imperfeição para criar novos parâmetros 

Se cada pessoa conseguisse poupar dinheiro de acordo com a sua renda, as pessoas amparariam seus respectivos estilos de vida e não teriam tanta dificuldade em situações não controláveis. Lógico que, assim como criar um novo hábito para sua saúde mental e física, o hábito financeiro requer tentativas e erros.

Não é produtivo que fique se culpando, é necessário que crie novos planos para que possa direcionar sua rotina. Principalmente, é necessário que você flexibilize seu pensamento. Muitas vezes você pode errar, dar passos para trás, mas desistir é se sentenciar a não mudar e esse hábito sim, pode prejudicar a sua vida em todas as áreas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.