Por que a retenção de talentos é importante?

Entenda todos os benefícios por trás da retenção de talentos.

Você já se perguntou por que a retenção de talentos é importante e por que ela é tão incentivada?

Afinal, tanto se ouve falar sobre a retenção de talentos, porém, nem sempre ouvimos apontamentos sobre a sua importância.

Por isso, neste conteúdo pretendemos viabilizar uma visão mais clara do quanto a retenção pode impactar na sua corporação. Acompanhe para ficar por dentro!

Por que a retenção de talentos é importante?

A retenção de talentos é importante por diferentes motivos. Ela não está envolvida apenas com a diminuição na necessidade de atrair talentos. Na realidade, ela perpassa muitos fatores distintos dentro da empresa. Veja alguns deles a seguir:

1- Mais produtividade para a empresa

Profissionais que se sentem parte da empresa e gostam do que fazem tendem a ser mais produtivos. Afinal, o bem-estar e a felicidade no trabalho são fatores importantíssimos para que a saúde mental seja mantida em primeiro lugar.

E quando a saúde mental é uma prioridade, o trabalho flui mais facilmente, através de uma produtividade elevada e qualificada.

2- Maior engajamento da equipe

Uma equipe mais motivada também é consequência da retenção de talentos. Para que você entenda esse ponto, imagine o seguinte cenário: Você chega em uma empresa nova e, a princípio, gosta muito do que faz.

Com o passar do tempo, constrói uma amizade sólida com todos os seus colegas de trabalho, o que facilita a sua expressão de opiniões e ideias. Isso, no longo prazo, aumenta a comunicação interna e desenvolve a autonomia e produtividade de toda a equipe. Aqui, todos ganham.

Em contrapartida a isso, imagine que você entrou na mesma empresa, mas, constantemente os seus colegas de trabalham mudam, por conta da rotatividade. Nesse contexto, você não se sente tão “encaixado” com as outras pessoas, deixando de lado, inclusive, as suas ideias. A produtividade cai.

Entende agora a importância de manter uma equipe engajada e unida, através da retenção de talentos?

3- Redução de custos para a empresa

Não é nenhuma novidade que encerrar e abrir contratos pode ter custos elevados para uma corporação. Portanto, a retenção de talentos é importante por justamente reduzir esses gastos a mais a cada contratação ou demissão.

4- Crescimento do capital humano

O desenvolvimento do capital humano também é peça-chave para o crescimento de qualquer empresa.

Sendo assim, com a retenção de talentos é possível investir no crescimento dos seus colaboradores, garantindo que estes estejam cada vez mais engajados com a empresa e experientes em suas áreas de atuação.

5- Aumento na lucratividade da corporação

Com uma equipe mais unida, engajada e experiente, obviamente haverá um aumento na lucratividade da corporação. E como sabemos que este é um fator relevante na vida de praticamente qualquer organização, torna-se mais um dos motivos pelos quais a retenção de talentos é importante.

 

Agora, comece a avaliar como tem sido a rotatividade na sua empresa. Pense sobre o quanto isso tem impactado os resultados e busque, a partir de agora, medidas que minimizem essa rotatividade, aumentando a retenção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.