Geografia: resumo sobre poluição do ar
A poluição atmosférica é um tema muito importante para a atualidade e para as ciências humanas em geral.
O assunto é abordado por uma grande quantidade de questões de geografia, tanto na prova do ENEM quanto nos vestibulares.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com alguns tópicos importantes sobre a poluição do ar. Vamos conferir!
Poluição do ar: introdução
A poluição do ar, também conhecida como poluição atmosférica, é um dos assuntos mais discutidos por lideranças de todos os países na atualidade.
O principal objetivo dos debates é discutir acerca de soluções e alternativas para alcançar a diminuição da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, pela destruição da camada de ozônio e, consequentemente, pelo aquecimento global.
Poluição do ar: o Protocolo de Kyoto
O acordo denominado de “Protocolo de Kyoto” foi assinado no ano de 1997 e é considerado o primeiro acordo pensado com o objetivo de definir metas para que todos os países conseguissem reduzir as taxas de emissão de carbono.
Porém, diversos encontros ainda acontecem nos dias de hoje para discutir sobre o mesmo problema abordado pelo Protocolo de Kyoto. No ano de 2021, por exemplo, ocorreu a 26ª Conferência das Partes sobre a Mudança Climática (COP 26), que reuniu na Escócia os representantes da ONU para discutir novas medidas para impedir o avanço das alterações climáticas.
Poluição do ar: medidas para resolver o problema
Todos nós sabemos que as ações humanas são as verdadeiras responsáveis pela poluição atmosférica. Assim, para resolver o problema, algumas atitudes podem ser tomadas. Dentre elas, podemos citar:
- Controles mais rigorosos das regras de emissão de gases poluentes;
- Definição de limites para os níveis de poluição nos centros urbanos e áreas rurais;
- Reduzir o uso de agrotóxicos;
- Reflorestar áreas florestais que foram parcialmente ou totalmente destruídas;
- Ampliar o uso de tecnologias que provoquem a diminuição da emissão de gases poluentes;
- Monitorar queimadas em florestas e lavouras;
- Aumentar a quantidade de áreas verdes presentes nos centros urbanos;
- Diminuir a utilização de transporte privado/pessoal (exemplo: carros) e garantir maior acesso ao transporte público.