Efeito Estufa: o desequilíbrio da temperatura no planeta Terra

Efeito Estufa: vai aparecer na sua prova!

O Efeito Estufa é um assunto muito atual e muito comentado nos dias de hoje.

Dessa maneira, não é de se surpreender que ele esteja entre os assuntos mais cobrados de diversas provas do nosso país. Especialmente, o Efeito Estufa aparece com uma grande frequência no ENEM e também nos vestibulares cariocas e paulistas.

Assim, é fundamental que você entenda bem esse assunto para conseguir responder todas as questões que irão aparecer na sua prova.

Efeito Estufa: Definição

O Efeito Estufa pode ser definido como um fenômeno natural que ocorre quando gases que se concentram na atmosfera formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e retém parte do calor.

Esse fenômeno é responsável por equilibrar a temperatura média no planeta impedindo que ele aqueça demais.

Dessa maneira, o efeito estufa por si só não é um fenômeno ruim. Ele seria responsável por manter o planeta em uma temperatura que permitisse a vida.

Porém, quando intensificado, o processo pode ser negativo.

Efeito Estufa: Origem de seu nome

O efeito estufa recebe esse nome porque as estufas criam condições parecidas com as criadas pelo nosso efeito estufa para as plantas que nelas vivem.

As estufas são usadas em maior quantidade em países com temperaturas baixas. Dessa maneira, elas conseguem proteger as plantas durante os meses mais frios.

Normalmente as estufas são construídas com plástico ou vidro e apesar da cobertura, as plantas recebem irradiação solar.

Efeito Estufa: Consequências

Apesar de ser um fenômeno positivo para a Terra, o efeito estufa pode também gerar consequências perigosas.

O efeito estufa se torna negativo quando ele se intensifica devido à uma intensa queima de combustíveis fósseis pela industrialização humana.

Além disso, queimadas nas florestas e intensa criação de gado também podem colaborar para o aumento do efeito estufa.

Estudos científicos concluíram que a intensificação do efeito estufa é responsável pelo aquecimento global e com ele a temperatura do planeta pode aumentar de 2,5 até 5ºC nos próximos 25 ou 30 anos.

Esse aumento de temperatura é responsável por derreter as geleiras polares, elevar o nível do mar e inundar cidades próximas ao litoral.

Além disso, ele também pode aumentar o número de catástrofes naturais como tempestades e furacões.

Ainda, um intensificado efeito estufa e consequente aquecimento global podem ser responsáveis também pela extinção de espécies, pelo aumento de secas em determinadas regiões e até pelo aparecimento da chuva ácida.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.