Poema lírico: Origens e principais características

Podemos considerar um poema lírico quando se trata de um verso curto e com grande potencial musical, além disso, que transmite sensações consideráveis. O poeta pode usar rima, assim como demais recursos da literatura para criar esse tipo de poema.

A saber, ao contrário da chamada poesia narrativa, caracterizada por narrar fatos, esse gênero não tem como objetivo contar uma história.

O que acha de conhecer melhor sobre a poesia lírica aqui neste artigo? Confira os tópicos a seguir.

De onde veio o poema lírico?

Bom, basicamente, podemos dizer que as letras de músicas, das mais antigas às atuais, geralmente começam como poesias líricas. Na Grécia antiga, por exemplo, combinava-se o poema lírico com a música tocada a partir de instrumento chamado lira – daí vem o nome.

Abordagens semelhantes à poesia surgiram em outras partes do mundo. Entre o quarto século a.C e o primeiro século d.C, os poetas hebreus compuseram salmos íntimos e líricos, cantados em antigos cultos judaicos e compilados na Bíblia hebraica.

Já durante o século VIII, os poetas japoneses expressaram suas ideias e emoções por meio de haicais. Há como citar também o escritor taoísta Li Po (710-762), um poetas mais famosos da China, reconhecido por escreve sobre si mesmo.

A ascensão da poesia lírica no mundo ocidental representou uma mudança nas narrativas épicas sobre heróis e deuses. O tom pessoal da poesia lírica deu um amplo apelo. Os poetas ocidentais, de modo geral, se inspiraram na Grécia antiga, entretanto, também há muitas ideias vindas do Oriente Médio, Egito e Ásia.

Aqui no Brasil podemos citar Chico Buarque como um grande poeta e compositor que se utiliza muito da poesia lírica para compor suas canções.

Os principais tipos

De acordo com especialistas, as três categorias principais de poesia – narrativa, dramática e lírica – a lírica é a mais comum, assim como também é a mais difícil de classificar.

Poemas narrativos contam histórias. A poesia dramática é uma peça escrita em verso. A poesia lírica, no entanto, abrange uma ampla gama de formas e abordagens.

Quase qualquer experiência ou fenômeno pode ser explorado no modo lírico pessoal e emocional, desde guerra e patriotismo até amor e arte.

A poesia lírica também não tem forma prescrita. Sonetos são considerados poemas líricos. O mesmo acontece com elegias, odes e a maioria dos poemas ocasionais (ou cerimoniais). Quando composta em verso livre, a poesia lírica alcança musicalidade por meio de recursos literários como aliteração, assonância e anáfora.

E então, gostou de saber mais sobre esse tema? Não deixe de estudar o poema lírico, pois esse estilo textual pode cair em provas de vestibular ou Enem.

Leia também – Gêneros Literários: Como diferenciá-los?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.