Grécia Antiga: Tópicos sobre o governo e a política para estudar

Você pode ter ouvido que a Grécia antiga inventou a democracia, mas era apenas um tipo de governo empregado pelos gregos. E quando ela evoluiu, muitos gregos acharam uma má ideia.

No período pré-clássico, a Grécia antiga era composta de pequenas unidades geográficas governadas por um rei local. Com o tempo, grupos dos principais aristocratas substituíram os reis. Os aristocratas gregos eram poderosos, nobres hereditários e ricos proprietários de terras cujos interesses estavam em conflito com a maioria da população.

A Grécia Antiga teve muitos governos

Nos tempos antigos, a área que chamamos de Grécia era composta por muitas cidades-estado independentes e autônomas. O termo técnico muito utilizado para designar essas cidades-estado é poleis (o plural de polis). Estamos familiarizados com os governos das 2 principais polis, Atenas e Esparta .

Poleis se juntou voluntariamente para proteção contra os persas. Atenas serviu como cabeça [ termo técnico a aprender: hegemon] da Liga de Delos.

O rescaldo da Guerra do Peloponeso corroeu a integridade das poleis, à medida que poleis sucessivas se dominavam. Atenas foi temporariamente forçada a desistir de sua democracia.

Em seguida, os macedônios e, mais tarde, os romanos incorporaram os gregos poleis em seus impérios, pondo fim aos independentes polis .

Atenas inventou a democracia

Provavelmente, uma das primeiras coisas que aprendemos nos livros ou aulas de história da Grécia antiga é que os gregos inventaram a democracia. Atenas originalmente tinha reis, mas gradualmente, por volta do século 5 aC, desenvolveu um sistema que exigia a participação ativa e contínua dos cidadãos. Governar pelos demes ou povo é uma tradução literal da palavra “democracia”.

Embora virtualmente todos os cidadãos pudessem participar da democracia, os cidadãos não incluíam:

  • Mulheres
  • Crianças
  • Pessoas escravizadas
  • Estrangeiros residentes, incluindo os de outras polis gregas

Isso significa que a maioria foi excluída do processo democrático.

A democratização de Atenas foi gradual, mas o germe dela, a assembleia, fazia parte das outras poleis, até mesmo de Esparta.

A democracia não significava apenas o voto de todos

O mundo moderno vê a democracia como uma questão de eleger homens e mulheres (em teoria nossos iguais, mas na prática pessoas já poderosas ou aqueles que admiramos) por meio do voto, talvez uma vez por ano ou quatro. Os atenienses clássicos podem nem mesmo reconhecer essa participação limitada no governo como uma democracia.

A democracia é governada pelo povo, não pelo voto da maioria, embora o voto – bastante – fazia parte do antigo procedimento, assim como a seleção por sorteio. A democracia ateniense incluía a nomeação de cidadãos para o cargo e a participação ativa na gestão do país.

Os cidadãos não elegeram apenas seus favoritos para representá-los. Eles participaram de processos judiciais em grande número, talvez tão alto quanto 1.500 e tão baixo quanto 201, votaram, por vários métodos não necessariamente precisos, incluindo estimativa de mãos levantadas.

Além disso, falaram o que pensavam sobre tudo que afetava a comunidade na assembleia (técnico termo para aprender: ecclesia), e eles podem ser selecionados por sorteio como um dos números iguais de magistrados de cada uma das tribos para fazerem parte do conselho – termo técnico para aprender: Boule.

Tiranos podem ser benevolentes

Quando pensamos em tiranos, pensamos em governantes opressores e autocráticos. Na Grécia antiga, os tiranos podiam ser benevolentes e apoiados pela população, embora normalmente não fossem os aristocratas.

Entretanto, um tirano não conquistou o poder supremo por meios constitucionais; nem era o monarca hereditário. Tiranos tomaram o poder e geralmente mantiveram suas posições por meio de mercenários ou soldados de outra polis. Tiranos e oligarquias (o governo aristocrático de poucos) foram as principais formas de governo das polis gregas após a queda dos reis.

Esparta tinha uma forma mista de governo

Esparta estava menos interessado do que Atenas em seguir a vontade do povo. As pessoas deveriam estar trabalhando para o bem do estado. No entanto, assim como Atenas experimentou uma nova forma de governo, o sistema de Esparta também era incomum. Originalmente, os monarcas governavam Esparta, mas com o tempo, Esparta hibridizou seu governo:

  • Os reis permaneceram, mas havia 2 deles de cada vez, então um poderia ir para a guerra
  • Havia também 5 éforos eleitos anualmente
  • Um conselho de 28 anciãos [termo técnico a aprender: Gerousia]
  • Uma assembleia do povo
  • Os reis eram um elemento monárquico, os éforos e Gerousia eram um componente oligárquico e a assembleia era um elemento democrático.

E então, gostou de conhecer mais sobre essa matéria? Anote tudo para ficar craque no assunto!

Não deixe de ler também – História: Definição de cidade-estado e exemplos modernos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.