Origem do Universo: Entenda o Big Bang

O Big Bang deu origem ao Universo, afinal ele surgiu por meio de uma singularidade, presente a pelo menos 13,8 bilhões de anos, segundo a maioria das teorias já aplicadas sobre o tema. 

Essa teoria foi criada em 1920 pelo astrônomo Georges-Henri Lemaitre (1894 – 1966) que ele dizia ser a “hipótese do átomo primordial”. 

Logo em seguida o físico soviético George Gamow (1904 – 1968) volta a desenvolver a teoria. Em síntese, ele sugeria a formação dos núcleos atômicos a chama “nucleossíntese” no início do Universo e tinha como rastro uma radiação detectável. 

Se você está se preparando para os vestibulares de todo país e para o Enem, ficar atento ao assunto “Big Bang” pode ser um diferencial na sua preparação. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre ele!

Big Bang: Principais Aspectos

Através das teorias de Lemaitre, e das análises astronômicas de Edwin Hubble (1889 – 1953) perceberam que as galáxias se afastam uma das outras em todas as direções, até mesmo em alta velocidade. 

Tais estudos, juntos à descoberta da radiação cósmica de fundo de maneira acidental nos anos 60, pelos físicos Arno Penzias e Robert Wilson, reforçaram a teoria do átomo primordial. 

Por isso, o afastamento das galáxias foi reconhecida como uma teoria direta de um universo em crescimento, ademais, a radiação do fundo confirmou as previsões do modelo Gamow. 

A saber, o Big Bang não foi apenas uma explosão, mas uma grande amplificação de origem desconhecida de um pequeno local do espaço, denominado singularidade, com densidade e temperaturas muito elevadas.

Período inflacionário

Ao longo do período inflacionário do Universo, o seu tamanho expandiu-se significativamente, chegando a dobrar de tamanho pelo menos 90 vezes. 

Quando terminou sua expansão, o Universo acabou ficando mais frio e com menor densidade. Durante esse período surgiram as forças fundamentais da natureza, como o tempo e o espaço. 

Universo opaco 

Para se ter uma ideia os elementos Hidrogênio e Hélio são os mais leves da tabela periódica e surgiram nos primeiros minutos do Universo. 

A saber, por meio da combinação de prótons, surgiram núcleos atômicos mais leves. Por isso, um rastro de energia acabou deixado, por meio de todas as direções do Universo, denominada como radiação cósmica de fundo.

Ademais, durante os 400 mil anos, o Universo era denso demais fazendo com que a luz acabasse não se propagando. 

Transparência do Universo

Por conta do Big Bang o Universo entrou em constante expansão e diminuição da temperatura, os elétrons livres uniram-se aos núcleos atômicos.

A partir daí, deu-se origem aos primeiros átomos neutros, denominada como fase da “recombinação”. 

Dessa maneira, a luz passou a se propagar pelo espaço, fazendo com que o Universo acabasse cada vez mais transparente. 

Colapso Gravitacional

A saber, depois de 200 milhões do começo da sua expansão, as forças gravitacionais começaram a juntar grandes porções de gás. O Universo nesses tempos consistia em cerca de 75% de hidrogênio e 25% de gás hélio. 

Por meio do acúmulo de átomos em pequenos volumes a grandes temperaturas e pressões, surgiu um processo de fusão nuclear dos átomos de hidrogênio, e o nascimento das primeiras estrelas. 

Formação das galáxias

Ao longo dos 500 milhões de anos do início do Universo, a força gravitacional acabou unindo, aglomerados de estrelas, as galáxias. 

Por meio das mútuas atrações entre elas iniciou-se o processo de formação dos clusters “galáxias em atração gravitacional” formando grupos locais. 

Ademais, a Teoria do Big Bang demonstrou várias observações astronômicas, tal qual, respondeu como ocorreu a origem do universo. 

Entretanto, várias dúvidas sobre o assunto surgiram. Segundo especialistas muito tem-se a descobrir sobre a origem do Universo e os astrônomos continuam nessa busca. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Big Bang?

Não deixe de ler também – Vida na Terra durante o período pré-cambriano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.