Poeira do Deserto do Saara: definição do fenômeno e suas propriedades

Conheça o que é esse acontecimento, que pode cair em provas diversas

Furacões não são as únicas tempestades a rolar na costa oeste da África e atravessar o Oceano Atlântico. Tempestades de poeira do Deserto do Saara – enormes nuvens de areia e lodo trazidas pelo vento da superfície do deserto  – também cruzam o Atlântico.

O fenômeno faz com que mais de 180 milhões de toneladas de poeira do Saara rica em minerais sejam espalhadas sobre a Europa, o Mediterrâneo, o Caribe e a América do Norte cada ano.

Para a Amazônia, especialmente, essa poeira é algo benéfico. Entenda mais em artigo publicado aqui no Notícias Concursos: Deserto do Saara: Entenda por que ele é importante para a Amazônia

Formação da poeira do Saara

Normalmente ocorrendo do final da primavera ao início do outono, as plumas de poeira do Saara se formam quando as ondas tropicais (áreas alongadas de baixa pressão) se movem ao longo da borda sul do Deserto do Saara.

Conforme essas ondas tropicais se movem, elas levantam nuvens de poeira e areia no ar. E, à medida que essa poeira se acumula, ela forma uma massa de ar muito seca, empoeirada e quente com 2 a 2,5 milhas de espessura, conhecida como Camada de Ar do Saara.

Como essa ‘Camada’, que fica cerca de uma milha acima da superfície do deserto, pode se estender de 5.000 a 20.000 pés na atmosfera, está na posição perfeita para ser varrido para o mar pelos ventos alísios que sopram de leste a oeste da Terra, que existem em níveis semelhantes altitudes.

Os surtos da Camada de Ar do Saara tendem a durar um ou dois dias, depois se acomodam e se agitam novamente, dando origem a uma série de plumas de poeira que viajam para o oeste em direção aos Estados Unidos a cada três a cinco dias durante os meses de pico de SAL de junho e agosto.

No entanto, em junho de 2020, uma pluma de poeira histórica causou emissões contínuas de poeira por 4 dias. A pluma de longa duração era excepcionalmente grande: mediu uma distância de 5.000 milhas do continente africano ao Golfo do México, era aproximadamente do tamanho dos Estados Unidos.

Propriedades

A poeira do Saara é composta de vários minerais, incluindo silicatos como o quartzo (SiO 2). Além dos silicatos, os componentes mais abundantes são os minerais argilosos (caulinita e ilita); carbonatos, como calcita (CaCO 3); óxidos de ferro, como hematita (Fe 2 O 3 ); sais; e fosfatos. Aliás, são os óxidos de ferro que conferem à poeira do Saara seu tom ocre.

Descendo de rochas anteriores, esses sedimentos minerais variam em tamanho de grãos grandes e grossos medindo mais de 10 mícrons de diâmetro (PM10 e maiores) a grãos finos medindo menos de 2,5 mícrons de diâmetro (PM2,5 e menores).

De acordo com um artigo da revista Epidemiology, 99,5% dos aerossóis de poeira que chegam ao Atlântico ocidental são do tipo ultrafino; as partículas maiores são “peneiradas” pela gravidade no início da jornada de 2.000 a 6.000 milhas.

Não deixe de ler também: Amazônia Legal: O que pode ser cobrado no Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.