Geologia: Entenda o ciclo das rochas 

O ciclo das rochas ocorre de maneira natural, cíclica, contínua e sem fim. Ele faz parte de todo processo de transformação das rochas ao longo do tempo e acontece por meio da erosão e do intemperismo. 

É através do ciclo das rochas que se cria a renovação e transformação da litosfera, parte sólida da Terra e que leva milhões de anos para acontecer.

Você que está se preparando para o Enem e demais vestibulares, ficar por dentro do ciclo das rochas é fundamental para ir bem sobretudo em geografia. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Tipos de rochas

Para compreender melhor como ocorre o ciclo das rochas, veja antes como elas são classificadas: 

Rochas magmáticas

Surgem por meio do processo de intemperismo, ou seja, condições atmosféricas. Trata-se das primeiras rochas do planeta que se solidificaram em decorrência do resfriamento do magma oriundos do interior da Terra.

Rochas Sedimentares

Surgem por meio do intemperismo e da erosão das rochas primitivas. Elas são resultado do acúmulo de vários sedimentos. 

Rochas metamórficas

Surgem através de fenômenos como temperatura e pressão, por conta do intemperismo. Além disso elas são obtidas por meio da transformação de outras rochas chegando a uma nova formação e peculiaridades.

Ciclo das rochas

O ciclo das rochas acontece em algumas etapas. Veja abaixo como ocorre cada uma delas.

Magma

O processo começa no interior da Terra, quando o magma é expelido de dentro do planeta, através de uma atividade vulcânica.

Trata-se de uma rocha fundida ou lava e quando entra em contato com a superfície sofre um brusco resfriamento.

Cristalização

Por conta do resfriamento do magma, ocorre a cristalização da massa mineral, surgindo então às rochas magmáticas ou ígneas. 

Erosão

A erosão acontece de maneira natural por causa do desgaste do relevo, assim como por conta da força da água e do vento

Sedimentação

Depois do processo de erosão, diversas camadas de sedimentos acabam parando nas bacias sedimentares e nas camadas mais baixas, dando origem às rochas sedimentares. 

Metamorfismo

As rochas sedimentares passam por diversos processos químicos e físicos devido a temperatura e pressão, colaborando para a transformação das rochas metamórficas.

Fusão

Os processos de transformação da temperatura seguem trabalhando na superfície, e dessa maneira temos como resultado a fusão do magma, sendo transformado em rocha ígnea. Ou seja, mesmo com o passar de milhares de anos, o ciclo das rochas volta a se iniciar.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o ciclo das rochas?
Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o Estreito de Bering

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.