PLS: consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade

PLS: consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) objetiva consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade. Saiba mais!

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) reúne diversas ações sustentáveis que foram discutidas pela Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável. 

Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável

Os dados catalogados oficialmente foram apresentados à Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável para considerações, aprovação e publicação.

PLS: consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade

Conforme divulgação da Secretaria-Geral, o Plano de Gestão de Logística Sustentável, instituído com o objetivo de consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade em andamento na Secretaria Especial de Administração teve, como um de seus objetivos específicos, a construção de uma matriz de ações que pudessem nortear o aprimoramento das práticas de sustentabilidade desenvolvidas na PR, de forma a mitigar o impacto ambiental causado pelas atividades desenvolvidas na instituição, promovendo uso racional de recursos naturais, a proteção ambiental, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável na execução de práticas e de processos, ressalta a Secretaria-Geral.

Etapas definidas

Para além do Plano de Ação estabelecido no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), também são identificadas como etapas de monitoramento os indicadores que estabelecem temas a serem abrangidos pelas práticas de sustentabilidade e racionalização. 

Material de Consumo – Papel (ações)

Monitorar as unidades em que são verificados os maiores consumos mensais de papel para impressão com objetivo de adoção de medidas pontuais de conscientização. Acompanhar o perfil de utilização das UORG’s para a definição de ações mais adequadas ao tratamento da situação, como, por exemplo, implementar campanhas de conscientização junto aos servidores. 

Material de Consumo – Copo (ações)

Realizar estudo de viabilidade de custos para alteração dos copos descartáveis padrão (plástico) pelo modelo descartável biodegradável ou por modelos reutilizáveis. Monitorar as unidades em que são verificados os maiores consumos mensais para adoção de medidas pontuais de conscientização.

Reutilização de copos e alternativas sustentáveis 

Campanhas de conscientização junto ao público usuário interno com o objetivo de promover o uso de copo pessoal reutilizável no ambiente de trabalho. Na próxima contratação de serviço de copeiragem, os gestores do contrato, em seus artefatos da contratação, devem realizar o levantamento das alternativas sustentáveis e especificar com maiores detalhes os itens a serem fornecidos pela contratada. Estabelecer um cronograma para a gradual eliminação dos copos descartáveis não biodegradáveis. 

Indicadores QlikView

Aprimorar os indicadores constantes no QlikView, incluindo os dados monitorados pelos gestores do contrato de copeiragem, dado que há o fornecimento de copos descartáveis para o Palácio do Planalto e Anexos e relacionar o consumo de copos ao quantitativo de servidores (consumo per capita), conforme divulgação oficial.

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