EXCELENTE NOTÍCIA para os brasileiros que viajam de AVIÃO acaba de sair

A Petrobras fez um anúncio nesta sexta-feira (02) que deverá reduzir o preço do querosene de aviação. A partir de hoje, o combustível deverá ser negociado com um abatimento de 12,6%. Todavia, esse é o quarto mês seguido onde houve uma baixa nos valores. No acumulado do ano, a queda chegou a 35% no total.

Vale ressaltar que os valores cobrados pelo querosene de aviação corresponde a 40% dos custos das companhias aéreas. O presidente Lula (PT) na última terça-feira (30), também sancionou uma medida provisória (MP), com o objetivo de zerar as alíquotas do PIS/Cofins para as receitas de transporte de passageiros.

No entanto, a queda nos preços do querosene de aviação não deve ter como consequência, uma redução nos valores cobrados pelas passagens aéreas. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), estas ações visam auxiliar as companhias a se recuperarem financeiramente após a pandemia.

A Abear, através de uma nota, afirma que “precisamos retomar as condições de custos operacionais que já vivemos anos atrás para seguir com o movimento de ampliação da oferta de voos”. Sendo assim, a MP do governo e as ações da Petrobras deverão fomentar o setor de aviação, sem reduzir o preço das passagens.

Querosene de aviação

Com a nova redução do querosene de aviação feita pela Petrobras, o preço do metro cúbico do combustível sem contar com os impostos, nas refinarias de petróleo, irá variar de R$ 3.210,30, em Ipojuca (PE) a R$ 3.424,50, em Canoas (RS). Deve-se observar que os contratos com as distribuidoras têm reajustes mensais.

Dessa maneira, essa foi a segunda maior redução nos valores cobrados pelo combustível esse ano. No mês de março, houve uma queda de 13,9% do querosene de aviação, determinada pela Petrobras. A estatal diz que essas ações procuram beneficiar tanto as companhias aéreas, quanto os consumidores finais.

Isso se deve ao fato de que haverá uma maior acessibilidade das operações aéreas, o que pode contribuir exponencialmente para a recuperação do setor, que se viu envolvido em crises financeiras, por qual o país passou nos últimos tempos. Espera-se que as companhias aéreas recebam estímulos e ofereçam mais viagens.

Petrobras e a sustentabilidade

A Petrobras anunciou recentemente que deverá investir em projetos de baixo carbono em seu plano estratégico 2024-2028. Atualmente há um estudo sobre o tema, com uma publicação no final de 2023. Em síntese, a estatal deverá contar com 6% a 15% em seu planejamento, direcionado a estas ações de sustentabilidade.

De acordo com a Petrobras, o percentual deverá ser confirmado na descrição da carteira de projetos que deverá ser aprovada junto ao plano estratégico da estatal ainda no mês de novembro. Ademais, entre as ações, podemos destacar o investimento em energias renováveis e na descarbonização de suas operações.

Deverá ser feito um estudo detalhado da viabilização técnica e econômica dessas ações, que irão respeitar a governança e deverão passar por processos de planejamento. A Petrobras sofrerá uma reformulação na gestão de Jean Paul Prates, que assumiu a presidência da estatal este ano, indicado pelo presidente Lula (PT).

Deve-se observar que a Petrobras não informou qual será o orçamento desse plano estratégico. Em relação ao plano de negócios, estabelecido para o período de 2023-2027, a estatal estabeleceu investimentos totais de 78 bilhões de dólares, com 4,4 bilhões para projetos de baixo carbono, como pesquisa e desenvolvimento.

Futuro da estatal

Jean Paul Prates afirmou em uma entrevista que “Estamos preparando a companhia para o futuro, para ser uma empresa com atuação nacional e diversificada em energia. Vamos fazer isso preservando a rentabilidade e a sustentabilidade financeira, com segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas“.

Dessa forma, a Petrobras investe em ativos de menor intensidade de carbono depois de ela focar, nos últimos governos, em campos de petróleo de grande rentabilidade no pré-sal. Esses investimentos em baixo carbono terão financiamentos através de recursos do fluxo de caixa operacional da empresa e por parcerias.

Em conclusão, com o plano estratégico voltado para ações de sustentabilidade, espera-se que haja um fortalecimento da Petrobras, como projetos que tenham um retorno de seu investimento. Espera-se que haja uma redução no custo de capital. Enfim, a empresa procura investir em ações sustentáveis, nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.