Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

KPI e o desempenho da sua empresa

Os KPI são conhecidos no Brasil como os indicadores-chave de desempenho das empresas. Confira quais são os principais indicadores!

KPI – Key Performance Indicator

Os KPI são conhecidos no Brasil como os indicadores-chave de desempenho das empresas. Confira quais são os principais indicadores.

 O que são indicadores-chave de desempenho?

Os indicadores-chave de desempenho, representado pela sigla em inglês KPI (Key Performance Indicator), são índices que medem os resultados das ações empregadas nas empresas. Ou seja, através dos KPI é possível saber se as ações adotadas no planejamento estratégico estão apresentando os resultados desejados.

É a principal maneira de gerenciar qualquer tipo de projeto e investimento, através dos resultados é possível realizar ajustes, caso os resultados não sejam favoráveis e, caso contrário, permite a projeção de novas metas.

 Quais são os tipos de KPI existente?

Existem muitos indicadores e cada um tem seu uso e significado. Confira quais são os principais índices e suas principais aplicações:

 Lucro líquido

O principal objetivo de qualquer empresa é obter lucro, dessa forma, o principal indicador é aquele que evidencia o percentual de lucro da empresa. Sendo assim, para descobrir qual foi o lucro líquido auferido em determinado período, basta deduzir do faturamento bruto, os impostos, custos e despesas.

 Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido funciona como uma projeção do lucro desejado, ou seja, a partir do valor investido é possível determinar qual o resultado deve ser alcançado. É importante ser realista nessa projeção, pois fatores como o segmento, mercado, cenário econômico e outros pontos, afetam diretamente esse resultado.

 Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto se diferencia da margem de lucro líquido, porque busca evidenciar a rentabilidade do negócio.

 ROI – return on investment

O ROI (return on investment) é a sigla em inglês para retorno sobre investimento e demonstra qual foi o retorno obtido sobre um valor investido, é um dos indicadores mais procurados por investidores.

 Liquidez

A liquidez é um dos indicadores mais usados pelas empresas. Os indicadores de liquidez buscam demonstrar a capacidade da empresa em gerar caixa, ou seja, a partir dos recursos disponíveis, esse indicador mede o potencial para transformar esses recursos em dinheiro.

 Endividamento

O KPI que mede o endividamento nas empresas, também é um dos mais usados e importantes, dado seu significado. Visto que esse indicador mede o percentual de dívidas que a empresa tem, tanto no curto prazo, quanto no longo prazo.

 Inadimplência

Aplicado ao contas a receber, o índice de inadimplência visa descobrir o percentual de clientes que estão em atraso com suas respectivas obrigações.

 Ticket médio

Representando o custo de operação por cliente, o ticket médio, permite que a empresa saiba qual cliente demanda mais recursos de sua empresa. Basta dividir a receita obtida, deduzida dos impostos, sobre o número de clientes atendidos no mesmo período para obter o seu ticket médio.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.