Plantas com bulbo lindas para sala: escolha e cultive

Plantas com bulbo lindas para sala: escolha e cultive

Saiba como realizar o cuidado correto com esta bela espécie

Flores e plantas são sempre uma aposta certeira para ornamentação de ambientes. Existem muitas espécies que são fáceis de plantar e cuidar e podem exibir uma beleza sensacional. Hoje, falaremos sobre as plantas com bulbo.

Estas espécies são conhecidas pela sua facilidade de cultivo e manutenção. Além disso, possuem folhas, flores robustas e bonitas. Portanto, descubra as mais belas mudas dessa modalidade e aprenda como cultivar.

O que são as plantas com bulbo

Você já ouviu falar nas plantas bulbosas ou plantas com bulbo? Em primeiro lugar, ele é considerado um tipo de órgão presente nessas plantas. Ademais, tem uma função muito importante no seu cultivo e crescimento.

O órgão vegetal, que conhecemos como bulbo ou bolbo, é responsável por armazenar todos os nutrientes que a muda absorve. E assim, mantem a planta sempre alimentada.

Além disso, o bulbo consegue manter a nutrição da planta em dia, naquelas épocas onde não é possível realizar a fotossíntese, ou seja, em suas fases de hibernação. Assim, evita que ela possa morrer durante esse tempo.

Aliás, saiba que esta parte você pode guardar para realizar o cultivo, posteriormente. Isso ocorre pois, elas possuem todos os nutrientes necessários para crescer e florescer. Alguns bulbos ainda conseguem manter uma umidade ideal, quando são envoltos por uma casca. Consequentemente, evitando seu ressecamento e morte.

Esse órgão se localiza, geralmente, na parte inferior da planta e fica enterrado. Abaixo dela saem as raízes, e acima nasce o caule com folhas e algumas com flores. No formato, são geralmente circulares ou ovais. Indo além, alguns possuem casca e são achatados na parte inferior.

As plantas e flores provenientes dos bulbos costumam ter espessura mais grossa, dando a impressão mais robusta e resistente.

Dessa forma, a maioria delas pode se desenvolver muito bem em climas frios, devido à sua combinação de armazenamento de nutrientes e folhas resistentes.

Plantas com bulbo lindas para sala: escolha e cultive
Plantas com bulbo lindas para sala: escolha e cultive. Foto: Canva Pro

Descubra quais são as melhores plantas com bulbo para decorar a sala

Separamos aqui algumas das melhores plantas com bulbo para cultivar na sua sala. Confira.

Tulipas

As tulipas são, possivelmente, a mais popular das plantas com bulbo. Para quem já conhece as características visuais desse tipo de planta, fica fácil saber que as tulipas são bulbosas.

Com caules grossos e flores em formato de copo, as tulipas são bastante resistentes ao frio. Portanto, se configuram como ótimas opções para regiões mais geladas.

Amarílis

As amarílis são flores bulbosas que apresentam pétalas em vermelho, branco, rosa e também bicolores.

Jacinto

As flores de jacinto são exuberantes. Pois, ao longo do seu caule brotam diversas flores de várias cores. Ou seja, elas podem ser roxas, lilás, rosas, brancas, azuis, e em alguns casos, amarelas e vermelhas.

Lírios

Lírios possuem diversas variedades, características e cores. Os mais comuns são os lírios amarelos e alaranjados e também os brancos.

Aliás, a melhor época de plantio é outono. Pois, com os cuidados certos, será mais fácil para que possa apresentar flores nos meses de março e maio.

Alho

Você sabia que o alho também é uma planta com bulbo? Ela pode florir em pétalas roxas ou brancas. Enquanto, as suas flores se alocam em um formato de esfera ao topo do caule!

Cuidados e cultivo

As plantas com bulbos exigem certos cuidados em seu cultivo.

Uma das maiores precauções para que o bulbo não morra é evitar que o solo esteja encharcado. Pois, eles já costumam reter bastante líquido em si. Por isso, não necessitam de grande quantidade de água diariamente.

Ao cultivar as plantas com bulbos, prepare um solo com boa quantidade de matéria orgânica, que irá nutrir a muda. Além disso, certifique-se de incluir pelo menos 20% de solo arenoso no vaso ou canteiro que cultivará a planta.

Após o florescimento, a planta entrará em estado de hibernação. Algumas espécies preferem faça o corte do caule restante e armazene o bulbo em um solo arenoso, até que chegue sua época de plantio. Já outras, não há problema deixar no solo atual.

Enfim, pesquise antes sobre a planta que irá cultivar para saber os cuidados do bulbo ao plantar e durante a hibernação.

Ainda que sejam plantas mais adeptas a climas gélidos, as plantas com bulbos curtem tomar bastante sol, de preferência o sol da manhã. Esse é o caso do lírio, que necessita de bastante exposição à luz para florescer.

Entendeu o que são plantas com bulbos? Então, decida qual é a mais adequada para cultivar e ornamentar a sua sala. Curta e compartilhe o artigo com os seus amigos que gostam de jardinagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.