5 plantas para climas frios: veja quais cultivar no inverno

Saiba quais são as espécies ideais para plantar na estação mais fria do ano

O inverno oficialmente já chegou no Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, com perspectivas para perdurar até agosto e com um volume de chuvas abaixo da média esperada. No entanto, apesar desse menor volume de água, as plantas para climas frios vão ter o seu destaque e florescerem lindamente.

Geralmente, as mudinhas ideais para cultivar no inverno são aquelas que preferem uma menor exposição à luz do sol, contando com noites mais longas para se desenvolver. Além disso, a predileção acaba sendo por climas mais amenos, ou seja, não é preciso necessariamente chover, apenas basta ter umidade no ar.

Confira quais são as plantas para climas frios para cultivar no inverno

Apesar dessa estação do ano provocar uma queda de temperatura em todos os estados do país, algumas regiões podem sofrer essa diminuição com menos intensidade. Por exemplo, o Norte e o Nordeste, têm climas mais amenos ou quentes. Bem diferente da região Sul, que costuma ter um clima bastante frio nessa época.

Com isso, é interessante observar a sua própria localidade para avaliar com atenção quais mudas você irá cultivar no inverno. Isso porque nessas regiões, o tempo ainda pode ser considerado quente e impedir o desenvolvimento daquelas.

Quais são as plantas para climas frios?

Então, selecionamos 5 plantas para climas frios que você já pode começar a preparar à terra hoje mesmo. Saiba mais informações sobre elas, dicas de como cultivá-la e incentivar o crescimento.

5 plantas para climas frios: veja quais cultivar no inverno
5 plantas para climas frios: veja quais cultivar no inverno. Foto: Canva Pro

Crisântemo (Chrysanthemum)

Também atende pelo nome “flor de ouro” por conta da sua coloração, a Crisântemo é muito popular no Brasil. Aliás, os apaixonados por flores costumam a cultivar no inverno nos seus jardins ou em vasos na varanda. Ainda, ela é de grande relevância na cultura asiática, tendo sido utilizada por muito tempo como uma representação de poder entre os imperadores da Antiga China.

O cultivo dessa planta pode ser feito no Norte e no Nordeste, pois, a sua temperatura ideal varia de 17 a 27 graus Célsius. Além disso, o melhor local para deixar o vaso é em um ambiente arejado e que não sofra tanta influência do sol. Além do mais, deve-se atentar no momento de regar, pois apenas a terra deve ser molhada e nunca as flores e folhas.

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

É uma espécie ótima para cultivar no inverno, podendo ser plantadas em jardins, principalmente. Normalmente, o seu florescimento é na forma de buquês e suas cores variam entre violeta e rosa, apesar da sua cor mais predominante ser azul.

Ainda, as hortênsias são plantas de climas frios que também podem ser colocadas em vasos de barro, sem prejudicar o seu desenvolvimento. Além disso, o seu crescimento, em geral, demora de 6 a 7 meses para finalizar.

Azaleia (Rhododendron simsii)

É uma planta originária do Japão. Chegou ao Brasil, graças a imigração em massa que ocorreu há tempos. A azaleia é uma espécie ideal para cultivar no inverno e costuma se adaptar muito bem tanto dentro quanto fora de casa.

As suas cores são bem variadas e podem até serem misturadas entre as pétalas. Aliás, é importante que conferir se ela está efetuando uma boa drenagem da água, principalmente se o plantio ocorrer em vasos de barro. Pois, esse fato evidencia a pouca necessidade de chuva.

Tulipa (Tulipa hybrida)

Muito conhecida no Brasil, a tulipa faz parte do conjunto de plantas de climas frios. Tem maior uso para decoração de eventos e dos próprios cômodos da casa. As suas flores são bulbosas, ou seja, o seu cultivo pode ser feito tanto na água quanto na terra, crescendo normalmente em ambos os ambientes.

Em relação aos cuidados, é importante colocar o vaso em um local que não receba luz direta do sol, pois os raios ultravioletas em excesso podem impedir o seu crescimento. Ainda, as suas flores têm predileção por lugares arejados e frescos, onde possui uma boa circulação de vento.

Cacto orelha de Mickey (Opuntia microdasys)

Por fim, curiosamente, essa espécie de cacto está presente na lista de plantas de climas frios e é uma excelente opção para cultivar no inverno. Mesmo sendo incomum, é preciso ter atenção para não deixá-la muito exposta ao sol e prejudicar seu desenvolvimento.

Os seus espinhos normalmente são completamente brancos e, por isso, o cacto orelha de Mickey acaba por ter um charme peculiar. Assim, o mais ideal é plantar dentro de casa, pois evita os raios solares e, ainda, dá um toque na decoração do ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.