Plano de saúde tem aumento de até 15,5%

Nesta quinta-feira (26), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o reajuste para planos de saúde individuais e familiares regulamentados, que foram contratados a partir de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O aumento pode chegar a 15,5% e trata-se do maior reajuste anual já aprovado pela ANS. 

É importante esclarecer que a atualização da mensalidade só poderá ser cobrada a partir da data de aniversário do contrato. Já para os contratos que fazem aniversário em maio, será possível realizar a cobrança retroativa do reajuste. Vale ressaltar que essa decisão não se aplica a planos coletivos (empresariais ou por adesão). 

Com o reajuste, cerca de 8 milhões de beneficiários dos planos de saúde serão atingidos. No ano de 2021, a redução das mensalidades dos planos de saúde foi obrigatória, já que com o isolamento social, os planos registraram redução de custos

“Já em 2021, tivemos uma gradativa retomada da utilização desses serviços. É também um ano influenciado por uma forte inflação em todo o país”, disse Daniele Rodrigues, gerente Econômico-financeira e Atuarial de Produtos da ANS, enquanto apresentava detalhes do cálculo do índice.

Em seu site, a Agência Nacional de Saúde Suplementar afirmou que os reajustes foram diretamente impactados pela pandemia. “Não se pode analisar o percentual calculado para 2022 sem considerar o contexto e os movimentos atípicos no setor de planos de saúde nos últimos dois anos”. 

Veja detalhes do reajuste 

No início de maio, a proposta de reajuste dos planos de saúde foi submetida ao Ministério da Economia, que emitiu recentemente uma nota técnica aprovando a medida. De acordo com a ANS, o cálculo para as alterações tem sido o mesmo desde 2018 e leva em consideração despesas assistenciais do ano anterior, intensidade de utilização dos planos e até mesmo o IPCA

Para os diretores que avaliaram o reajuste, a fórmula possui diversos benefícios. “É uma metodologia que reflete de forma muito clara a variação da despesa assistencial“, disse Maurício Nunes, diretor de Desenvolvimento Setorial.

Críticas ao aumento do valor do plano de saúde 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) fez duras críticas ao reajuste dos planos de saúde aprovado pela ANS. Para o Idec, a alteração “vem em um momento de intensa dificuldade econômica, com o aumento dos preços de alimentos, serviços e do custo de vida em geral da população. Com o bolso mais vazio, as pessoas se veem em um cenário preocupante de endividamento e, sobretudo, de vulnerabilidade”, disse em nota. 

Para a entidade, a humanidade vem passando por um período ímpar na história mundial, onde mais de 11 milhões de cidadãos se viram desempregados e desestabilizados. “O Idec alerta para a incapacidade dos consumidores de arcar com ainda mais gastos nesse cenário. Aumentar o valor dos planos de saúde agora é colocar lucros acima de vidas”, disse. 

Dicas para os consumidores 

De acordo com o Idec, apesar do reajuste feito pela ANS, existem algumas atitudes que os consumidores podem tomar para se precaver. Sendo assim, é importante estar atento ao índice aplicado pela operadora e verificar se o valor do plano não está acima do teto. Se o valor estiver acima do indicado pela ANS, é essencial efetuar uma denúncia. 

Vale lembrar que os consumidores podem alterar o plano de saúde para um mais econômico a qualquer momento. A opção é válida para os usuários que possuam planos de saúde individuais, familiares ou coletivos por adesão (planos empresariais não contam com essa opção). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.