Demandas imediatas e o seu planejamento financeiro pessoal
O planejamento financeiro pessoal requer análises diversas, principalmente no que dize a respeito a sua rotina. Por isso, é primordial que faça seu planejamento, considerando suas demandas imediatas e suas metas futuras.
Primeiramente, o planejamento financeiro deve considerar o quanto você de fato gasta e o quanto ganha.
Para que você tenha clareza sobre esses valores é importante que faça o mapeamento sobre a situação atual. Sendo assim, esse mapeamento ocorre quando você faz um tipo de controle de rotina.
Controles de rotina e clareza sobre seus custos variáveis e fixos
Para isso, você pode fazer uso de um aplicativo de finanças pessoais, ou ainda, você pode realizar anotações em uma agenda. Pois, o que importa é que você tenha clareza sobre a sua dinâmica de gastos para que você possa separar os seus custos em variáveis e fixos.
São custos variáveis, os custos que não são pertinentes a sua sobrevivência, já os demais são seus custos fixos.
Sendo assim, os custos fixos são suas contas de consumo referentes ao fornecimento de energia elétrica, água, telefone, internet, supermercado etc. Dessa forma, ao obter clareza sobre seus custos variáveis, você pode analisar a viabilidade de realizar trocas inteligentes financeiramente.
Trocas financeiramente inteligentes
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, de maneira que você mantenha a usabilidade do produto sem pagar as taxas administrativas.
Da mesma forma, você pode realizar esse tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária digital.
Uma vez que as fintechs oferecem esse tipo de serviço de forma dinâmica. Sendo assim, fica facilitado o gerenciamento através do mesmo aplicativo. Da mesma maneira, você deve verificar outros hábitos particulares que possam os seus fluxos e facilitar esse gerenciamento.
Alimente o hábito de poupar
Além disso, é muito importante que você veja a poupança como um hábito a ser alimentado, independentemente do valor que você direcione para essa finalidade. Sendo assim, você deve alimentar o hábito da poupança, mesmo que você direcione valores baixos.
Pois, ao entender a poupança como um hábito, posteriormente, conforme a fluidez do seu planejamento financeiro pessoal, você pode direcionar valores cada vez mais fixos e elevados.
Por isso, é muito importante que você tenha foco em seus hábitos e faça esse controle rotineiramente. Dessa forma, ao alimentar o hábito de controlar suas finanças, você atende a sua demanda imediata e planeja suas metas pessoais em curto, médio e longo prazo.