Planejamento financeiro: defina metas e avalie os custos

Para elaborar o seu planejamento financeiro é importante que defina metas e avalie os custos para alcançar seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Veja dicas!

Dicas para o seu planejamento financeiro pessoal

Sabemos que o planejamento financeiro é um dos temas mais discutidos e importantes na atualidade. Sendo assim, confira seus principais pontos e dicas para realizar o seu plano de finanças.

As finanças pessoais são, por vezes, difíceis de serem planejadas e controladas. Visto que existem muitos percalços e imprevistos na rotina. Além da economia instável, diversos fatores podem influenciar no equilíbrio das finanças.Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa que pode se tornar um diferencial para a sua vida pessoal.

Conheça seus gastos diários

O café diário na padaria, pode parecer irrisório, porém, não devemos subestimar sua importância no final do mês. Assim como gastos maiores, por exemplo, o pagamento das prestações do carro e do aluguel, bem como, os pequenos desembolsos diários são importantes e influenciam de maneira positiva ou negativa no orçamento. 

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer todos os gastos. Pois, assim é possível obter esse controle através de anotações diárias, atualmente, existem vários aplicativos com essa finalidade.

Qual a minha situação patrimonial?

A situação patrimonial diz respeito aos bens e/ou dívidas.Sendo assim, avalie a sua real posição frente aos investimentos, empréstimos e financiamentos. 

Certamente, é importante ressaltar que deve considerar as aplicações que você escolheu, taxas de juros e prazo de retorno. Já no caso das dívidas, poderá considerar a opção de refinanciar, trocar uma dívida com juros mais altos por uma com juros menores, entre outras medidas que podem ser tomadas.

Defina metas e avalie os custos

Definir metas e objetivos é o principal passo para quem deseja uma reorganização financeira. Por isso, seja detalhista e preciso com seus desejos. Pois traçar metas claras é o que irá nortear o seu planejamento de forma ampla. Por exemplo, se você tem um sonho de viajar para o exterior, é importante fazer um planejamento sobre quanto você vai gastar com as passagens, estadia, qual é o período que você deseja ficar no local, documentação necessária, além de valores para alimentação, emergências etc.

Faça compras inteligentes

Evite compras que não sejam necessárias. Principalmente pequenos valores que são gastos no cartão de crédito, pois no fechamento da fatura esse montante pode ser assustador.

O seu cartão de crédito

Um dos maiores vilões do orçamento pessoal e doméstico é o cartão de crédito. Felizmente, na atualidade existem opções sem anuidade, o que associado ao uso consciente, só tende a trazer benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.