Pix: usabilidade e inovação

O pix é uma inovação nos pagamentos e transferências. Confira pontos importantes sobre a ferramenta criada e gerida pelo Banco Central!

Pix: a inovação do BC

O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, define o BC. Sendo assim, o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. 

O BC informa que o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Sendo assim, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população, informa o BC.

Usabilidade do Pix

Conforme informa o Banco Central em seu site oficial, é possível fazer um Pix para pessoa física e jurídica. Sendo assim, o Pix permite:

  • transferências entre pessoas;
  • pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico e pagamento de prestadores de serviços;
  • pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo. 

Além disso, o BC informa que o Pix também pode ser feito para recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro).

Pix para pagamentos

O Pix serve para o pagamento de cobranças e pagamento de faturas de serviços públicos. Por exemplo: energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água. Bem como, para recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social (a partir de 2021).

Há limite de valor nas transações?

O BC informa que não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, o BC informa que as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Sendo assim, os usuários podem solicitar ajustes nos limites estabelecidos, devendo a instituição acatar imediatamente a solicitação caso o pedido seja para redução de valor, ressalta o Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.