Estratégias para ir bem em uma entrevista de emprego

A entrevista é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. Muitos candidatos sentem um enorme nervosismo e ansiedade, prejudicando diretamente seu desempenho na frente dos recrutadores. 

Ir bem na entrevista pode ser primordial para sua contratação, no entanto, alguns cuidados precisam ser levados em consideração. 

Números divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o Brasil é um dos países com maiores níveis de ansiedade no planeta. Ao todo, 33% da população brasileira sofre com esse problema. 

Quando não tratada, a ansiedade pode impactar negativamente vários aspectos da vida, inclusive, na hora de realizar entrevistas de emprego. 

É muito normal os candidatos encararem o processo como uma avaliação intensa, realizada apenas com o recrutador, em uma dinâmica focada em perguntas e respostas.  No entanto, a real proposta de uma entrevista é completamente o oposto. 

Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego

A entrevista precisa ser encarada como um bate papo entre duas pessoas. Desse modo, não é só o recrutador que irá conhecer melhor o candidato. 

Afinal, o candidato conseguirá ter um panorama do que está sendo buscado e se de fato ele tem interesse na vaga. 

O entrevistador relatará situações do dia-a-dia da empresa, para descobrir de que maneira os candidatos podem resolvê-las. 

Esse é o momento de mostrar todas as suas habilidades, conhecimentos e experiências. Além disso, estude a fundo a empresa antes da entrevista. 

É impossível avançar com um candidato, sem ele saber qual a área de atuação da companhia e o perfil buscado por ela. 

Mesmo sendo um momento voltado para avaliar às habilidades técnicas, as soft skills (habilidades interpessoais) também serão analisadas. 

Além dos conhecimentos esperados, as habilidades comportamentais serão essenciais na resolução dos problemas da empresa de maneira satisfatória. 

Dessa maneira, não deixe de demonstrar interesse pela vaga ofertada. Uma entrevista leve, onde o candidato interage com o recrutador e alinhada às suas expectativas pode ser muito mais agradável que as de seus concorrentes. 

Além disso, durante a entrevista pergunte tudo o que será esperado do profissional que será escolhido para a vaga.  

Fale sobre todas as suas experiências, como pode contribuir para as empresas obterem resultados e, mesmo que não tenha experiência ou habilidade esperada, deixe claro que está pronto para aprender. 

A preparação para a entrevista é fundamental. Desse modo, tudo funcionará como um ciclo, desde o seu interesse pela instituição e os caminhos percorridos ao longo das suas conquistas profissionais. 

Nunca minta sobre habilidades que não possui, pois, provavelmente elas serão cobradas no dia-a-dia e podem acabar manchando seu currículo no mercado. 

Pelo contrário, demonstre interesse em aprender e crescer com a empresa. Tenha autoconfiança e explore suas principais qualidades.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – “Não faz sentido prorrogar Auxílio”, diz secretário de Paulo Guedes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.