PIX: Saiba como gerar QR code pelo aplicativo da Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa, é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública que possui diversos usuários e também conta com plataformas digitais para disponibilizar seus serviços como, conta digital, seguros, pagamentos, transferências e também o PIX.

Já o PIX, sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central, foi oficialmente lançado em novembro de 2020. E hoje pouco mais de 6 meses depois do seu lançamento já soma mais de 133 milhões de usuários. O sistema oferece diversas opções para realização de transferências e pagamentos.

Para fazer o cadastro das chaves PIX na Caixa ou em outra instituição, o usuário pode usar o CPF, celular, e-mail ou utilizar uma chave aleatória que é gerada. Além disso, é possível gerar um QR Code para que o usuário escaneie o código para receber pagamentos de outros usuários. Confira agora como utilizar o serviço oferecido.

Como criar um QR Code pela Caixa

Primeiro, é necessário acessar sua conta da Caixa pelo aplicativo da caixa, disponível para Android, iOS ou Web. Após acessar o aplicativo, você deve clicar no ícone de PIX, que é a opção onde é possível acessar os recursos da ferramenta, pelo aplicativo.

Deste modo, será aberto um menu lateral com opções do PIX, neste menu, clique na opção “Receber”, após isso, clique em “Receber PIX”. Logo após, você deve selecionar a sua chave PIX cadastrada na Caixa. O nome e os valores são opcionais, então, ao final, basta clicar em “Continuar”.

Em seguida, serão exibidos os dados cadastrados para recebimento do PIX, assim, é necessário conferir os dados para ver se estão corretos e depois clicar em “Continuar”. Após o procedimento, o QR Code será gerado, e então, basta apenas enviar clicando no ícone de compartilhamento.

O que é o PIX e como ele funciona

O PIX foi oficialmente lançado em 16 de novembro de 2020. O sistema é um método de pagamento que permite ao usuário realizar transferências e pagamentos de maneira instantânea a qualquer momento do dia, até mesmo em finais de semana e feriados. Por todas as funcionalidades, a ferramenta acabou fazendo sucesso rápido entre os brasileiros

As transferências pelo PIX são concluídas em até 10 segundos e podem ser feitas 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados. Dessa forma o PIX agiliza e facilita as transferências e os pagamentos. Sendo um grande diferencial se compararmos com as TED e DOC que tem toda a burocracia com horários e dias da semana.

Vale dizer também que para receber ou enviar um PIX não é necessário nenhum cadastro, ele pode ser utilizado diretamente no aplicativo da sua instituição bancária, basta que ela ofereça esse método de pagamento. A caixa oferece o PIX através do aplicativo e também nos caixas eletrônicos, nas agências físicas.

Por fim, o PIX é gratuito para pessoas físicas na maior parte dos casos, mas em alguns casos pode ser pago, como por exemplo quando uma pessoa escolhe fazer um PIX por meio físico e não digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.