Pix: QR Code estático e QR Code dinâmico

Existem dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico, ambos podem ser disponibilizados através do Pix. Entenda melhor!

Como faço para receber um Pix?

Conforme informações do BCB, para receber um Pix, você pode gerar um QR Code e apresentá-lo ao pagador (seja a imagem do QR Code ou o código atrelado a ele). Ou ainda, informar ao pagador sua chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória. No entanto, para gerar um QR Code é preciso necessariamente ter uma chave Pix cadastrada.

Caso não queira gerar o QR Code ou informar a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente.

Sendo assim, uma vez concluída a transação, o recurso será imediatamente encaminhado para sua conta e você receberá em tempo real uma mensagem confirmando o crédito na conta.

Como faço para gerar um QR Code?

Existem dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico. Ambos podem ser disponibilizados em papel ou em meio eletrônico.

Para a geração de QR Code estático ou dinâmico é necessário que você tenha uma chave Pix cadastrada, pode ser qualquer tipo, inclusive aleatória.

Veja abaixo os principais pontos de cada tipo de QR Code:

QR Code estático:

  • Apresenta um rol mais limitado de campos em seu escopo;
  • Pagamento imediato;
  • Características: o mesmo QR Code pode ser usado em múltiplas transações. Permite definir um valor fixo da cobrança ou deixar o valor ser preenchido pelo pagador;
  • É recomendado para recebimentos que não necessariamente exigem integração de sistemas e de automatização de processos, como é o caso de pessoas físicas, profissionais liberais e algumas micro e pequenas empresas.
  • Em geral, é gerado no próprio canal oficial da instituição: aplicativo ou internet banking, na opção Pix, Cobrar com QR Code, conforme definições do BCB.

QR Code dinâmico:

  • Apresenta um rol extenso de campos passíveis de configuração por parte do recebedor em seu escopo;
  • Permite a realização de pagamento imediato ou com vencimento;
  • Em geral, é usado uma única vez para uma transação específica (apesar de poder ser reutilizado, para casos de uso específicos).
  • Além do valor, permite a inserção de mais informações, como as regras de cálculo de juros, multa, descontos, etc. na modalidade com vencimento.
  • É recomendado para recebedores que demandem funcionalidades que facilitem o processo de conciliação, a integração de sistemas e a automatização de processos.
  • A sua geração é feita por meio da integração via API Pix, possibilita a geração de QR Code único ou geração em lote que é necessário, por exemplo, para empresas prestadoras de serviço que querem gerar faturas para toda a base de clientes, define o BCB. Por isso, o QR Code Pix agiliza os processos das empresas, principalmente dos comércios.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.