Pix Parcelado vale a pena? Veja como funciona a operação

O Pix revolucionou as transações monetárias no Brasil, e sempre surgem novidades para o sistema. Sendo assim, uma nova modalidade da ferramenta que vem sendo disponibilizada por alguns bancos digitais é o Pix parcelado. Através dele, é possível que o cliente realize uma transação instantânea e divida o valor em parcelas.

Dessa forma, quem está recebendo o Pix recebe o valor integral instantâneamente, e o cliente paga o valor parcelado no crédito. Além disso, o serviço funciona como um crédito pessoal, e também é possível escolher o número de parcelas e a data de vencimento ao realizar a operação.

A novidade do Pix já está disponível para diversas empresas e bancos digitais brasileiros. O 99Pay, Mercado Pago, Nubank, Recarga Pay, Picpay e Ame são exemplos de empresas que já disponibilizam a nova função.

O Pix parcelado vale a pena?

O Pix parcelado pode ser uma ótima opção para quem está passando por dificuldades financeiras, e precisa realizar um pagamento, sendo apresentado pelos bancos como uma alternativa rápida aos clientes No entanto, é importante tomar cuidado, pois essa modalidade da ferramenta está sujeita a juros.

O Pix parcelado é oferecido pelos bancos de duas maneiras. Quando a operação está atrelada ao cartão de crédito, o valor entra no limite disponível, e está sujeito a cobrança de juros caso o pagamento da fatura não ocorra dentro do prazo.

Por outro lado, a forma mais comum dessa função do Pix é na forma de linha de crédito pessoal, que é feita sem cartão de crédito. Sendo assim, o valor enviado instantaneamente está sujeito a juros, geralmente altos.

A porcentagem das taxas cobradas sobre o Pix parcelado varia de acordo com a instituição financeira que está realizando. Por isso, é muito importante conferir as taxas de juros antes de sair realizando a operação, para ver se realmente vale a pena parcelar o valor.

Confira a seguir a comparação das taxas de juros sobre o Pix parcelado das empresas: 99Pay, Mercado Pago, Nubank, Recarga Pay, Picpay e Ame.

Taxas sobre a operação

Como dito, os juros sobre o Pix parcelado podem ser bem altos, e também variam muito de banco para banco. Dessa forma, a comparação das taxas entre os concorrentes é essencial para que o essa modalidade do Pix valha a pena.

Para o 99Pay, a taxa é de 3,99%, assim como o Mercado Pago e Nubank, que possuem a mesma taxa. A empresa que aparece com as menores taxas para fazer um Pix no crédito é a Recarga Pay, com 3,49%.

As duas empresas com as maiores taxas, e também com maior diferença entre seus concorrentes, são PicPay e Ame. Para o PicPay a taxa para o Pix parcelado no cartão de crédito é de 4,99%, e para a Ame 5,59%.

É possível perceber que a diferença entre as empresas é mínima, tirando o PicPay e Ame, porém todas as taxas podem ser consideradas altas. Mesmo assim, o Pix parcelado pode ser uma boa opção para quem está passando por um aperto, sempre mantendo as contas controladas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.