PIX – Objetivos na Economia do Brasil

PIX é uma inovação nos pagamentos e transferências 

O PIX é uma mudança na maneira como as empresas  e as pessoas pagam, recebem e transferem valores.

 O PIX é um meio de pagamento instantâneo, sendo assim, é uma melhoria criada pelo Banco do Brasil para direcionamento rápido de recursos, já que possibilita transferência entre contas em segundos.

Funcionamento 24 hs durante todos os dias

Por isso,  é uma inovação que funciona 24 horas por dia todos os dias. É possível realizar um PIX a partir de qualquer conta, corrente, poupança pré-paga ou uma carteira digital. O PIX é uma inovação que acompanha os fluxos inerentes à era digital.

Os objetivos do PIX dentro do mercado econômico brasileiro 

 Segundo o próprio site do Banco do Brasil, os objetivos do PIX são os seguintes:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Já são mais de 734 instituições que oferecem o PIX

O PIX está disponível para as pessoas que possuem uma conta corrente, poupança ou pré-paga, sendo que já são mais de 734 instituições aprovadas pelo banco central que disponibilizam essa oferta. Sendo assim, para realizar um PIX basta acessar o site da instituição financeira na qual possui conta.

Originalmente, o PIX não estabelece limite de valor para pagamentos e transferências, visto que é possível transferir valores a partir de 0,01 centavo.

Alterações de limites PIX estão a cargo das instituições financeiras e suas políticas de segurança 

No entanto, o Banco do Brasil permite que as instituições financeiras estabeleçam limites máximos baseadas em seus próprios critérios com a finalidade de minimizar as fraudes e golpes.

Todavia, é permitido que os clientes solicitem ajustes em seus limites estabelecidos pelas instituições financeiras de acordo com a sua necessidade, bem como, em alguns casos pode ser solicitada a redução do valor. Entenda melhor como funcionam as chaves PIX dos através deste link.

Tendência de mercado através da usabilidade da internet no celular

Certamente, essa é uma inovação que se adapta ao comportamento do cliente. Haja vista que na atualidade, quanto mais rápido ocorrerem as transações, melhor é para a economia de uma forma geral.

Por isso, esse é um recurso que traz melhorias aos usuários. Visto que considera a facilidade da internet nos smartphones. Decerto que o PIX evidencia a tendência  quanto aos fluxos financeiros dentro do mercado atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.